Domingo

A verdade sobre o Domingo como o dia do Senhor

Qual o dia do Senhor? É o sábado ou o Domingo? Pela bíblia se vê claramente que o dia do Senhor é o sábado;

Lucas 6:5 E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado. Mateus 12:8 /Marcos 2:28 Êxodo 20:10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus... portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. Levítico 23:3 Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações.

Se o domingo não é o dia do Senhor, fica óbvio que essa troca, não faz parte da sã doutrina!

Essa falsa doutrina foi criada pela Grande Prostituta, a qual deu origem a outras instituições religiosas, as quais pregam a mesma heresia!  

Entre as instituições que tiveram origem na Grande Prostituta, estão as ditas “igrejas protestantes” que são as maiores defensoras dessa falsa doutrina. Isto é, dentro do grupo chamado “protestante” é que está a maior parte dos falsos mestres, os quais estão levando muitos a heresias! Mas, nesse estudo vamos falar só de uma dessas, que é a troca do sábado pelo domingo.

Desde já saibam que só pelo fato dessa falsa doutrina não está declarada nas Sagradas Escrituras, já podemos dizer que a mesma é heresia, uma doutrina de homem! Porém, mesmo assim vamos estudar os argumentos que são usados para impedir dúvidas e contestações, as quais impedem uma aceitação passiva a essa heresia.

Faremos esse estudo para mostrar aos irmãos como rebater esses argumentos através da palavra.

Comparando com as Sagradas Escrituras, veremos pelos próprios argumentos, que essa tal doutrina é falsa.

Estudaremos os três principais argumentos, os quais trazem em si idéias indiretas; pois bem, vamos ao primeiro argumento;

 - “todo dia é dia do Senhor”

É Óbvio que todos os dias é do Senhor, todos nós sabemos que o Todo Poderoso é dono de Tudo; que é dono de todos os dias! Mas estamos falando especificamente do dia de descanso, e não de todos os dias! A questão é o dia santo, e não dias comuns.

Isto é, essa desculpa é tão esfarrapada que fica obvio que o intuito desse argumento não é convencer os fieis de modo direto e sim indireto.

Para entender isso note que quando a questão da troca do sábado pelo domingo é citada, os falsos mestres logo citam esse “argumentozinho barato”, querendo dizer que todos os dias são comuns uns aos outros, dizendo que o sábado é igual a segunda, terça e etc..  Criando assim a idéia de que não existe um dia santo, já que querem dizer que todos os dias são comuns e iguais. Vou repetir com outras palavras; - esse argumento esfarrapado passou uma idéia, a qual da “a entender que não existe um dia santo, pois todos são iguais”.

Esse argumento não convence muitos fieis! Pois é; realmente não convence! Mas, faz pior; cria a tal idéia na mente do fiel.

A partir da criação da “idéia de não existência do dia santo”, conseguiram ter um espaço na mente dos fieis, no qual puderam criar um suposto dia santo, já que pela “tal idéia” não existe um!

Isso é trágico! Pois, será assim automaticamente toda vez que o tema da troca do sábado pelo domingo for apresentado a esse tipo de fiel, o mesmo irá aceitar que o domingo supostamente é o dia do Senhor; isso devido à tal idéia. Para esse tipo de fiel escapar desse engano, precisará dar credito as Sagradas Escrituras, e então a verdade o libertará!

Acabamos de ver o primeiro argumento e sua idéia, o que nos levou, a saber, o que indiretamente está inserido na mente de um fiel que se apóia nesse argumento como justificativa a essa falsa doutrina. Se faz necessário ter esse entendimento, a modo de facilitar a pregação da verdade a alguém assim! E para acrescentar veja abaixo; versículos que detonam essa falsa doutrina, e seu argumentozinho.

Levítico 23:3 ...mas o sétimo dia será o sábado do descanso

(Gênesis 22:3) "E Deus abençoou o sétimo dia, e o santificou" Está escrito apenas sobre o sétimo dia, o que exclui os demais!

(Números 23:20) "Ele abençoou; não o posso revogarBalaão era um adivinho, sabia da existência do Deus único e verdadeiro, tentou inúmeras vezes usar o próprio Deus para amaldiçoar o povo judeu, mas sempre que abria a boca sobre os judeus Deus o fazia abençoá-los. Deus, o mostrou que era o Todo Poderoso e que nada acontece sem sua permissão, assim conhecendo o poder de Deus, Balão nem se quer ousou pronunciar maldição contra o povo judeu, pois Deus já os tinha abençoado. Balaão já tinha notado que algo abençoado pelo Altíssimo torna-se impossível de ser revogado. Assim também o sábado não pode ser revogado. Então se os falsos mestres já leram essa passagem e sabem que é impossível revogar a posição santa do sábado, então fica obvio que só tentam para contrariar as Sagradas Escrituras.

Oras o sábado é que foi abençoado e santificado!

(João 14:21) Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Além disso, saibam que o fato de todos os dias serem do Todo Poderoso, não da base para ninguém mudar a lei!

Levítico 23:3 ...mas o sétimo dia será o sábado do descanso.....sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações. Isaías 58:13 Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,

Sem contar que os falsos mestres, quando ao mudarem de assunto ao serem interrogados sobre o dia do Senhor, estão usando de artifício para não reconhecerem que o sábado é o dia santo!

Percebam a contradição! Eles dizem que todo dia é do Senhor, mas em contra partida dizem que o domingo é o dia do Senhor, o que exclui qualquer outro dia.  Ou seja, eles mesmos indiretamente dizem também, que todos os dias não são do Senhor, e sim só o domingo; e afirmam isso, através da tradição de fazer a santa ceia no domingo, na maioria das vezes dizem a frase; santa ceia do Senhor, só porque a mesma está sendo feita num dia de domingo; que para eles é o dia do Senhor. Pelo menos em vários anos de evangelho, ouvi muitas vezes pastores dizendo, que o domingo é o dia da santa ceia do Senhor.

Pense comigo, os falsos mestres tentam mudar as leis, desprezam os demais pontos da palavra e descaradamente criam falsas doutrinas; só isso já serve como prova de que trabalham para o inimigo, que é o senhor das trevas! Saibam também que; o domingo é considerado pelos pagãos, o dia sagrado do deus sol, que é uma referencia ao portador de uma suposta luz, ou anjo de luz, que sabemos ser lúcifer, que todos o reconhecem pelo nome, Satanás.

Sorrateiramente transferiram o dia sagrado pagão, para dentro do cristianismo; e esse dia é o domingo sagrado do senhor das trevas.

Sutilmente incutem na mente dos fieis que o domingo é o dia do Senhor, além disso nesses últimos tempos a Grande Prostituta está tentando convencer os cristãos em geral a considerar o domingo como dia sagrado, assim como os pagãos consideram, agravando ainda mais a situação!

Vamos a um segundo argumento, mas antes grave este versículo (Mateus 12:40) Pois, como Jonas..........assim estará o filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

Eles argumentam que “Domingo é o dia do Senhor, pois, foi o dia em que Ele ressuscitou”. Mentira!

Desde já informamos a todos que esse argumento não se encontra nas Sagradas Escrituras, o que já serve como prova de que é heresia assim como a doutrina defendida por esse!

Mas uma vez tome nota; eles dizem que domingo é o dia do Senhor porque foi o dia que Ele ressuscitou; articulando que essa suposta ressurreição foi o cumprimento da profecia dos três Dias e três Noites no seio da terra, que supostamente aconteceu na sexta, no sábado e no domingo; conforme eles Jesus ressuscitou no domingo, após, ficar três Dias e três Noites no seio da terra.

Para obter pleno entendimento da questão faz-se  necessário entender os termos corretos do calendário, pois a tradição incutiu na nossa mente, falsos conhecimentos a exemplo disso temos a questão de que o período manhã se refere as primeiras horas do dia, sendo o período pós nascimento do sol, mas informação essa que não procede! Tal entendimento servirá para ficarmos cientes das modificações propositais nas Sagradas Escrituras.

Note abaixo que as Sagradas Escrituras mostram duas vezes a palavra “dia” uma com letra minúscula e outra com maiúscula; a com minúscula refere se ao período constituído de 24 horas e a com maiúscula refere-se a parte clara dessas 24 horas, e a parte escura da mesma chama-se Noite, também escrita com letra maiúscula; Genesis 1:5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

No mesmo versículo acima mostra que “tarde” faz parte da parte clara e “manhã” da parte escura;

Ou seja, há dois principais períodos, cada um desses divididos em duas partes.

O sol não te molestará de Dia nem a lua de Noite. Salmos 121:6 Mas, se andar de Noite, tropeça, porque nele não há luz. João 11:10

O período Dia, o qual tem o sol, está divido em dia e tarde.

O período Noite, o qual não tem o sol, está dividido em noite e manhã.

Fica assim; do nascer do sol até o mesmo chegar a pico as 12:00 é o dia, em que se fala: “bom dia” . Após o sol sair do pico, até se por, essa é a tarde, em que se fala “boa tarde”. Após o por do sol, inicia-se a noite que vai até as 24 horas, nesse período é que damos “boa noite” após as 24horas inicia-se a manhã, que tem o sinônimo de madrugada, para esse é que desejamos um “durma bem”. Esclarecido isso note que o termo, madrugada ou manhã é o período que dura até o nascer do sol, e não, além disso!

Então um dia semanal, se constitui na seguinte ordem; dia, tarde, noite e manhã; isto é de seis em seis horas. Porém nessa divisão está citado a palavra dia e também a palavra noite, então só para lembrar já existe esses termos que oficialmente está se referindo ao período claro e escuro, esses é que foram citados em Genesis, com letra maiúscula; exatamente para mostrar a diferença de significados.

Nesse estudo vamos abordar apenas os termos que se referem as partes clara e escura.

Isto é, um dia semanal é contado das 6 as 6, formando as 24 horas, que são dividas em dois períodos; como já dito, um inicia-se as 6 e vai até as 18, e o outro é das 18 as 6. O período “Dia” está dividido das 6:00 as 12:00 (dia) e das 12:00 as 18:00 (tarde) . Em contra partida o período “Noite” é composto de noite que é das 18:00 as 24:00 e a manhã (madrugada) que é das 24:00 as 6:00, mesmo assim veja abaixo a divisão do calendário judaico;

Divisão da parte clara, que é o “Dia” com maiúsculo!

Hora Ocidental Bíblica 

Hora Judaica 

Referência

.dia  09:00 h. (6 às 9 h.)

terceira hora

Mt.20:3

.dia 12:00 h. (9 às 12 h.)

sexta hora

Mt.20:5

.tarde  15:00 h.(12 às 15 h.)

nona hora  

Mt.20:5

.tarde  18:00 h. (15 às 18 h.) 

décima segunda hora

 

Divisão da parte escura, que é a “Noite” com maiúsculo.

.noite  18:00 às 21:00 h.  

1ª vigília (noite)

Ex.14:24

.noite  21:00 às 24:00 h.

2ª vigília (meia noite) 

Mt.25:6

.manhã 24:00 às 03:00 h.  

3ª vigília (cantar do galo) 

Lc.12:38

.manhã 03:00 às 06:00 h.

4ª vigília (manhã)

Mt.14:25

Note que no dicionário, “AURÉLIO” a palavra “manhã” significa, madrugada e madrugada, significa anteceder, que também significa cedo, que significa antes da ocasião própria; prematuramente, de madrugada, isto é, “manhã” é o período noturno das 24 as 6 horas de um dia que antecede o outro! Também tem como significado dia claro, isso também no dicionário, o que é bem contraditório; porém já sabemos que o dicionário está explicando o significado, conforme o que a tradição diz ser o significado.

E pela norma culta o significado, é madrugada, ou seja, parte escura!

Por exemplo, o primeiro dia começa as  6:00 horas e vai até 5:59 da manhã, próximo de iniciar outro dia, ou seja, antecedendo o outro dia!

Antes das 6:00 horas do dia é o período, chamado de “madrugada”, porque antecede o outro dia que começa a partir das 6 horas.

Exemplo 5:59 faz parte da “Noite” de domingo, 6:01 faz parte do Dia da segunda feira. E  6:00 é a divisão.

Olhando pelo ângulo certo não tem como considerar o termo manhã como se já fosse dia claro, ou como se fosse a parte clara das 24 horas; em conformidade com a ordem em que os termos aparecem no versículo; E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro isto é; o primeiro dia semanal começou com a parte clara, a qual tem o dia e a tarde e depois veio a parte escura que tem a noite e a manhã;

Em Genesis o dia semanal inicia-se pela parte clara citando apenas o termo tarde, depois cita a parte escura citando o termo “manhã”;  então se por uma hipótese o termo “manhã” fosse referente a parte clara, e o termo “tarde” a parte escura, iria parecer que o dia primeiro, começou pela parte escura, e assim muitos guardariam o sábado pela parte escura ou seja guardaria o sábado pelo Noite de sexta, o que é bem contraditório guarda uma parte da sexta e outra do sábado, ou seja, em termos certos guardam a Noite de sexta, e o Dia de sábado. Bagunça total!

Pela misericórdia do Altíssimo nos foi revelado, que o sábado santo semanal se guarda das do nascer ao nascer do sol,  afinal um dia no calendário judaico, inicia-se ao nascer do sol, o que não exclui o sétimo dia!

Para entender a guarda do sábado, faz-se necessário saber que o mesmo já era lei, mesmo antes do estabelecimento da Lei mosaica; Tempos depois com o estabelecimento da antiga aliança surge também mais um sábado, ou período de descanso, porém a existência do mesmo é atrelado a algumas cerimônias; até a vinda de nosso Amado Senhor Jesus, os dois tipos de sábados estavam vigência, com uma determinada condenação pelo seu descumprimento. Depois da vinda de nosso Senhor, apenas um desses sábados continuou em vigência, porém com uma nova condenação.

Um dos sábados é chamado de “sábado do Senhor” e o outro de “sábado cerimonial (solenidades)”;

O sábado do Senhor se guarda do nascer ao nascer do sol,  afinal um dia no calendário judaico, inicia-se ao nascer do sol, o que não exclui o sétimo dia! Havia antes de Jesus, as festa de celebrações (Solenidade) as quais tinham períodos de descansos, ou como dizem sábados (descanso) os quais, são diferente do período de descanso semanal ( sábado do Senhor), em outras palavras os sábados cerimoniais são diferentes dos sábados do Senhor, pois, os mesmos, poderiam cair numa segunda feira, mas mesmo assim seria chamado de sábado, pois “sábado” significa descanso, claro que esses sábados são específicos das solenidades que são as cerimônias especiais, que ocorre de ano em ano. Leviticos 23:1ª37

Sendo assim vamos chamar os sábados das cerimônias, de “sábado solene” e o sábado semanal comum, de “sábado do Senhor”.

Tanto os sábados solenes quanto o sábado do Senhor, eram guardado das 6 as 6, com uma exceção, os sábados da cerimônia da expiação, em outras palavras o sábado solene na cerimônia da expiação era guardado das 18 as 18. Em contra partida, todos os outros sábados das demais cerimônias solenes eram guardados das 6 as 6 que é do nascer ao nascer do sol.

Por conta da confusão e má interpretação do trecho sagrado sobre a guarda dos sábados solenes, muitos acham que se deve guardar o sábado das 18 as 18.

Assim muitos judeus e pseudo-cristãos, entenderam; passando a guardar o sábado pela noite de sexta, tal erro teve força, após, a implantação do calendário romano no estado de Israel, porém antes disso o sábado era guardado da parte clara a escura, isto é das 6:00 as 6:00, que é do nascer ao nascer do sol.  Claro que antes de Jesus também era assim, mas com uma exceção, a guarda do sábado da cerimônia de expiação, o qual se guardava das 18 as 18. Como Jesus foi a ultima e suficiente expiação por nossos pecados, tal cerimônia foi abolida junto com seu sábado das 18 as 18.  

Pois bem, esclarecido isso, agora note que o dia iniciava-se as 6:00 no nascer do sol;

Lucas 23:44 E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; Quando se refere a parte clara (Dia) sempre há uma divisão, a qual é; terceira hora, sexta hora, nona hora, décima segunda hora; ou seja está falando da parte clara! Agora note a presença do sol nesse período, ou seja, sem duvida essa é a parte clara do dia semanal, agora note um fato importante; (Marcos 15:33ª43) E chegada a hora sexta (12 horas do dia), houve trevas sobre toda a terra até a hora nona. E a hora nona ( 15 horas do dia) Jesus exclamou...E Jesus dando um grande brado expirou.

Conte de maneira decrescente; hora nona, hora sexta e em fim  hora terceira, assim verá que o dia semanal iniciasse pela parte clara as 6:00 que é a primeira hora; dessa forma também tem que ser guardado sábado! Das 6:00 as 6:00 e não das 18 as 18, é essa a confusão que a implantação do calendário romano gerou na cultura judaica, confusão essa adotada por alguns cristão! 

Voltando a falar do atual calendário, saiba que para bagunçar e inverter a ordem natural das coisas a Grande Prostituta tentou esconder esse verdadeiro entendimento sobre “manhã”; suas filhas não ficam atrás, pois modificaram; o versículo de 1º Samuel 25:34ª36 primeiro veja o correto na versão inicial; Mas, pelo Senhor, Deus de Israel, que me impediu de te fazer mal, se não tivesse vindo tão depressa ao meu encontro, nada teria ficado de Nabal até amanhã cedo, nem mesmo o ultimo homem!.......Quando Abigail chegou à casa de Nabal,......nada lhe disse, nem pouco nem muito, até ao amanhecer.

Agora veja a modificação das filhas da Grande Prostituta; vive o SENHOR Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino......E, vindo Abigail a Nabal,.....não lhe deu a entender coisa alguma, pequena nem grande, até à luz da manhã.

Esse trecho da entender que o termo “manhã” é empregado a parte clara do dia, porém na versão inicial, e correta, ao invés da palavra “manhã” está escrito “amanhã” se referindo ao inicio do outro dia, sendo a parte clara do mesmo.

A primeira versão inicial pode ser lida nas bíblias mais antigas e a segunda nas versões atuais.

As filhas fizeram isso para contrariar as Sagradas Escrituras; por exemplo, se o sábado é guardado da noite de sexta, até noite do próprio sábado é o mesmo que não guardá-lo, isso é mudança nas leis, já sobre os termos isso é mudança nos tempos. Daniel 7:25 E...cuidará em mudar os tempos e a lei;..

Para quebrar o paradigma do erro, quando formos nos referir ao período pós nascimento do sol; devemos falar assim; As primeiras horas do dia, e não “as primeiras horas da manhã”, pois manhã significa madrugada ( parte escura)! Por outro lado se formos nos referir a hora próxima de antes do sol nascer, devemos usar a palavra madrugada, ou seja, as ultimas horas da manhã. E também ao invés de nos referir, ao dia seguinte usando, a frase; venha de manhã cedo às 7 horas, use a frase “venha amanhã as 7” pois cedo significa manhã, que faz parte do mesmo dia em que se ocorre a fala, e não do dia seguinte que é o referido na fala! Afinal “manhã” é o dia atual sendo diferente de “amanhã” que é o dia seguinte! 

Dia (claro) e Noite (escuro) juntos esses dois termos formam o “dia semanal”; por exemplo; Das 6 horas do dia até as 18 é o Dia de sábado e das 18 as 6 é a Noite também de sábado, ou seja, dois períodos. Volto a repetir o Dia e a Noite juntos, formam um o “dia” com “d” minúsculo pois, é constituído de 24 horas, que é a  soma das 12 horas do Dia (claro) e das 12 horas da Noite (escuro). 

Contudo agora vejam um versículo mal interpretado; Neemias 13:19 Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado. Alguns falsos mestres que estão dentro das denominações que guardam o sábado, usam esse versículo, para dizer indiretamente que um dia começa pela noite, dizendo que no caso acima o sábado foi guardado pela noite de sexta, mas isso além de ser ilógico, não é o que o próprio versículo mostra! Note que fala que as portas foram fechadas no Dia de sexta; tinha sol, o qual fez a sombra nas portas de Jerusalém; ou seja, as portas foram fechadas desde o Dia de sexta, até passar o sábado, esse é o verdadeiro entendimento desse trecho, apenas isso! Porém esses falsos mestres dizem que esse trecho mostra que o sábado se guardava pela Noite, que por “ventura” era a de sexta.

Contradição pura! Tome nota; a chave para entender a verdade desse trecho e notar que as portas foram fechadas para que nenhuma carga entrasse na cidade no dia de sábado, veja que as portas fecharam um dia antes do sábado, e se antes do sábado simplesmente não é sábado! Oras sexta é o dia da preparação para o sábado! Por conta disso aconteceu dessa forma!

Agora sim podemos continuar; o segundo argumento;

Saibam que há muitas informações ocultas, dentre as quais; o sinônimo da frase, “seio da terra” que significa dentro da terra, isto é dentro da caverna que era o sepulcro da época! Não se ouve essa informação quando o tema, da ressurreição é citado, pois tal conhecimento levaria os fieis à verdade sobre essa suposta ressurreição no domingo;

Com esse conhecimento, nota-se que para acontecer o cumprimento da profecia, nosso Senhor precisaria ficar três Dias e três Noites, dentro do sepulcro.

Se a essência da profecia é estar dentro do sepulcro, então nota-se que a mesma poderia ter sido cumprida em qualquer dia semanal, seja, segunda, terça, quarta, ou qualquer outro dia, porém vemos o cumprimento da mesma, a parti da Noite de sexta, pois nosso Senhor morreu na tarde de sexta. Por exemplo essa profecia poderia ser cumprida e contada por terça, mas não foi na tarde de terça que Jesus morreu. A Noite se inicia a parti das 18; então se Jesus morreu as 15h provavelmente foi levado ao sepulcro, em no mínimo duas horas, dando tempo de estar dentro do sepulcro antes das 18 horas, isto é, da sexta, foi cumprido apenas a Noite!

Ou seja, o cumprimento da profecia, começou pela Noite e não pelo Dia de sexta.

Agora com mais detalhes note que Jesus morreu na tarde de sexta; (Marcos 15:33ª43)..... E a hora nona (15 horas do dia) Jesus exclamou...E Jesus dando um grande brado expirou. ......., a véspera (sexta) do sábado,  ou seja, o nosso Senhor não cumpriu um dos Dias proféticos na sexta, não ficou dentro do sepulcro na parte clara de sexta feira! Porém é isso que os falsos mestres estão a dizer quando citam; sexta, sábado e domingo. Muitos não sabem disso, porque não sabem o significado da profecia, porém agora nós sabemos, então percebam; que é impossível que essa ressurreição, tenha sido no domingo, pois, para que a profecia se cumprisse Ele precisou ficar três Dias e Três noites dentro do sepulcro, então se um desses três Dias proféticos não foi cumprido na sexta o mesmo foi cumprido em algum outro dia semanal alem do domingo. Se é além do domingo obviamente foi na segunda. 

Observando apenas a sexta feira já conseguimos notar a farsa, ou seja, ainda nem citamos os Dias e as Noites dos outros dias semanais.

Vamos revisar;

 (Marcos 15:33ª43) E chegada a hora sexta (12 horas do dia), houve trevas sobre toda a terra até a hora nona. E a hora nona ( 15 horas do dia) Jesus exclamou...E Jesus dando um grande brado expirou. Levando em conta que Jesus morreu as 15 da tarde, nota-se que Ele, ainda não cumpriu  o primeiro dos três Dia profético que por suposição dos falsos mestres foi cumprido na sexta feira. Mas como já sabemos não foi cumprido nem 11 das 12 horas, que constituem a parte clara de sexta, a qual é o “Dia”. Para contar a sexta como tendo um dos Dias e uma das Noites proféticas, Jesus teria que estar dentro do sepulcro do nascer ao nascer do sol. Mas não é o caso! Isto quer dizer que os falsos mestres mentiram sobre o cumprimento da profecia! Para embasar a suposta ressurreição no domingo.

Volto a dizer; depois que Jesus expirou até ser posto no seio da terra, se passou no mínimo duas horas, isto é, só cumpriu uma hora ou nem isso, talvez. Ou seja, para o cumprimento do Dia profético de sexta faltou mais ou menos 11 horas! Mostrando claramente que o Dia profético de sexta não foi cumprido! A não ser que um dia seja constituído de uma hora, mas não é!

Pois bem, vamos ver nas Sagradas Escrituras qual foi o dia em que ressuscitou nosso amado Senhor;

Vamos ver o cumprimento dos três Dias e três Noites;

Na sexta feira tivemos a primeira das três Noites da profecia.

No sábado tivemos o primeiro dos três Dias da profecia e também a segunda Noite.

No domingo tivemos o segundo Dia e a terceira Noite 

Na segunda feira tivemos o ultimo dos três Dias se cumprindo a profecia!

Isso é o mesmo que contar 72 horas após o Senhor ter sido posto no sepulcro, a modo de saber que dia Ele ressuscitou cumprindo as profecias!

Sabendo disso e levando em conta que um dia é das 6 as 18, passamos, a saber, que Jesus ressuscitou depois das 18 horas, na segunda feira, ou um pouco antes, caso o José de Arimatéia o tenha colocado no sepulcro logo após sua morte.

Está provado Jesus não ressuscitou no domingo e sim segunda feira! E ficou no seio da terra cumprindo as profecias do final da tarde de sexta até o inicio da noite de segunda. Observação; Mesmo se por uma hipótese; Jesus tivesse ressuscitado no domingo isso não justificaria mudar o sábado do Senhor, pelo domingo! Foi a Grande Prostituta, uma instituição maligna que consagrou o domingo como dia do Senhor, e tem mais; se essa mudança tivesse que ter ocorrido, teria alguma referencia a esse respeito em alguma passagem nas Escrituras, da antiga aliança!

Tática de engano

As profecias mostram que Satanás através da Grande Prostituta criaria mudanças e confusões para ocultar a verdade, mudaria o tempo (calendário), e agora está tentando mudar a lei, a qual diz que o dia do Senhor é o sábado. Ou seja, o Todo Poderoso, mostra a seqüência e valor correto, de cada coisa, porém Satanás tenta inverter tudo. “Cuidará em mudar os tempos e a lei” Daniel 7:25

Para embasar essa farsa, a Grande Prostituta modificou a palavra de Deus nos Evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João, para ocultar a ressurreição na segunda, ou seja colocaram descaradamente que a ressurreição foi no domingo o que é absurdo, pois se fosse assim, Jesus não cumpriria os três Dias da profecia e nem as três Noites proféticas.

Então agora vamos analisar esses trechos, os quais foram modificados; mudança essa, que faz parte dos planos de Satanás para mudar a lei!

Mateus 28 E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro...um anjo do Senhor....chegou, removendo a pedra... seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve....disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Nesse evangelho mostra que logo que acabou a Noite de sábado, e iniciou o Dia do domingo, elas foram ao sepulcro, deixando no ar se a ressurreição foi no sábado ou no domingo, e mostra que apenas um anjo avisou que Jesus já tinha ressuscitado. Então analisando por esse versículo Jesus não cumpriu as profecias ficando apenas 2 Noites e 1 Dia dentro do sepulcro.

Marcos 16:1ª9 E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria.... no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol....a pedra estava revolvida.... viram um jovem assentado à direita... Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis...Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou....E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. Já nesse evangelho mostra que elas saíram de suas casas no fim da Noite de domingo, afinal o termo manhã refere-se a parte escura. E também apenas um anjo avisou que Jesus já tinha ressuscitado. Ou seja, a ressurreição nesse evangelho foi na parte escura do domingo, isto é; entre as 18 e 6 horas, pois, diz que foi na “manhã” do primeiro dia, mostrando a contradição nesse trecho, pois no inicio do capitulo mostra que foi no inicio do domingo, e não entre as 18 e 6 horas, como mostra o final da estrofe. Ou pode ser um erro de tradução.

Lucas 24:1ª6 E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro...E acharam a pedra revolvida do sepulcro...eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes...eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Nesse evangelho mostra que elas foram ao sepulcro na Noite de domingo, pois, está citando que foi muito de madrugada, no primeiro dia da semana; ou seja, foi antes de nascer o sol, na Noite de domingo, isto é antes de iniciar a segunda, a ressurreição pode ter sido a qualquer hora na Noite de domingo; sem nenhuma possibilidade de ter sido na segunda. Então conforme esse evangelho Jesus também não cumpriu a profecia ficando apenas 2 Noites e 2 Dias, afinal ressuscitou na Noite de domingo, não a cumprindo totalmente!

João 20:1ª19 E no primeiro dia da semana...foi ao sepulcro de madrugada...pedra tirada do sepulcro. Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo... não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos.Tornaram, pois, os discípulos para casa. E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela.... E viu dois anjos vestidos de...E disseram-lhe eles.....viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus....Disse-lhe Jesus.... a tarde daquele dia, o primeiro da semana....  Nesse evangelho mostra que elas foram ao sepulcro no domingo, não viu ninguém nem se quer um anjo, e voltaram a avisar Pedro e o outro discípulo,  que vieram e ficaram pasmos, pois a tradução diz que supostamente Pedro não sabia, que Jesus teria de ressuscitar, o que é absurdo Pedro não saber disso! Tem coisa errada!  Pedro voltou para casa, porém ficou Maria a chorar, a logo apareceu não apenas um, mas dois anjos, e também Jesus, que segundo a tradução; Nesse evangelho mostra dois anjos, e outros mostram apenas um, além do que no evangelho de Lucas 24:1ª6 o anjo fala; - não há ninguém aqui. Em contra partida o no de João; Jesus estava na ocasião.

Com todas essas confusões, os falsos mestres cumpriram seu intuito, que era fazer parecer que supostamente foi no domingo que Jesus ressuscitou.

Então já sabemos que esse a troca do sábado pelo domingo é heresia, porém mesmo assim, vamos analisar mais um versículo modificado e usado; pelos falsos mestres, para justificar essa troca maligna, porém esse está só nas versões novas;

VERSÃO ALMEIDA REVISADA IMPRENSA

Romanos 14:5e6 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

Nesse versículo eles acrescentaram  a frase “e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz”

Levando em consideração que o contexto, que vai Romanos 13:11 a 14:1ao23 está falando que não podemos julgar, se  é certo ou errado aquilo que outro faz achando está fazendo para Deus, nota-se que colocaram essa frase para fazer com que os leitores pensem que eles não guardam o sábado, mas  que isso, é para Deus, e que só Deus pode julgar, se é certo ou errado. Porém o grave não é só não santificar o sábado mas também santificar e guardar o domingo, ao invés do sábado.

O trecho acrescentado está sendo usado como se estivesse falando do sábado, porém as Sagradas Escrituras não citam a palavra sábado nesse contexto!

Então analisando o entendimento deles nota-se uma contradição, pois dizem que não fazem caso de dia, mas fazem caso do domingo, ou seja, fazem questão de guardar o domingo no lugar do sábado.

E contraditoriamente eles criticam quem faz caso do sábado, isto é, criticam quem faz questão de guardar o sábado, além de acusá-los de serem fariseus, dizendo que os mesmos estão na lei, e até mesmo usam de desprezo com aqueles que guardam o sábado.

No próprio contexto em que eles acrescentaram o trecho, o apostolo Paulo, fala para não julgar, ou seja, eles também não poderiam criticar quem guarda o sábado; afinal os que guardam não estão desprezando quem não guarda; pelo contrario estão exortando e ensinando!

E como já sabem; quando alguém mostra que o dia a ser guardado é sábado, eles usam a velha desculpa esfarrapada, de que todos os dias são iguais, o que é mais uma contradição, pois já que acham todos iguais, porque guardam só o domingo considerando-o dia santo? 

Ou seja, fazem tudo, para agradar o senhor das trevas!

Acabamos de perceber que eles usam de argumentos e mudanças propositais, para embasar e defender a heresia, e pelo próprio modo de raciocínio deles vimos que foram desmascarados.

Logicamente a pergunta que muitos fariam é: - Deus não é capaz de proteger sua palavra?

Vos dizemos para ler as Sagradas Escrituras, pois ao dar esse passo terão uma nova pergunta, a qual é; - Deus é capaz de ensinar a sua palavra mesmo que alguém modificou partes da mesma? Sim! Ele mostrará a verdade!

Mostrou para nós e mostrará para você que leu o entendimento do argumento acima!

Pela própria bíblia mostramos as sutis mudanças. Então mesmo que o Satanás mexa em algumas coisas, o Todo Poderoso, sempre permiti que quem busca a verdade, querendo fazer a vontade do Pai não permaneça enganado!

vamos ao terceiro argumento, o qual é;

- não guardo o sábado, pois, não estou na lei.

De cara nota-se que o problema, ao citarem esse argumento é a lei. Porém o problema não está só em não guardar o sábado, mas também em aceitar o domingo como dia do Senhor, só para dizer que não está na lei.

Então já que o problema nesse argumento é a “lei” vamos abordar a questão por esse ângulo;

Ou seja, vamos ver se não é para cumprir a lei;

Dizem que não guardam o sábado porque o sábado é da lei, “ e que eles não estão na lei”. E que por conta disso colocam  o domingo no lugar do sábado. Porém vamos ver nas Sagradas Escrituras, se está certo essa forma de raciocínio, a modo de vermos se é ou não para guardar o sábado, comecemos vendo nas Sagradas Escrituras um dos trecho que fala do sábado;

Exodo 20:4ª19 Não terás outros deuses diante de mim.......E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos......Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.....portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. Honra a teu pai e a tua mãe, ....Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo..... Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo....

Se for como eles dizem, então eu tenho que matar, roubar, ter outros deuses, tudo isso para sair da lei. Jesus não veio abolir as leis e sim cumpri-las, se não veio abolir elas continuam!

Notou a falta de entendimento, ou melhor, audácia em desfazer da palavra do Senhor?

Têm mais, alguns para justificar a falta de discernimento da questão dizem que amam, a Deus e ao próximo e que por isso cumprem as leis, não necessitando de lembrar-se do sábado. Ou seja, acham que os dez foram abolidos, e que vieram dois em seus lugares. Então vamos analisar se isto está certo;

Entendendo as leis;

Eles ensinam que só os dez mandamentos são as leis, e que esses foram abolidos, querendo dizer com isso, que não podem guardar o sábado, já que essa lei é um dos dez mandamentos, que eles mentem ao dizer que foi abolido.

Além disso, dizem que cumprem dois mandamentos que não fazem parte da lei, e que isso é o mesmo que cumprir toda a lei, veja quais são os dois mandamentos; Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10 : 27 

Vou repetir resumindo; Os falsos mestres querem ensinar que só devemos cumprir esses dois mandamentos, porque acham que as leis que são os dez, foram abolidos, eles dizem que pelo fato do sábado está dentro da lei, não deve ser cumprido, pois na opinião deles os dez mandamentos foram abolidos.

Ou seja, eles entenderam que os dois mandamentos, vieram substituir os dez, os invalidando, e não é bem sim! Vamos analisar a questão;

Existem as leis, dada na velha aliança, as quais são resumidas em dez. Logicamente não mostraremos aqui como se chega a esse resumo, para não alongar mais ainda o texto. Esses dez mandamentos são resumidos em dois, o que é bem diferente de substituir algo que foi invalidado é exatamente isso que eles não entenderam.

Vamos entender o que Jesus quis dizer ao citar esses dois mandamentos;

Mateus 22:36ao40 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Falando apenas das leis, saiba que, as mesmas são um padrão correto para o povo viver, esse padrão é estipulado por regras, as quais mostram como devemos agir ou não agir, as quais foram resumidas em dez mandamentos, que foram elaborados por Deus, conforme o seu próprio amor, isso quer dizer que são dez leis baseadas no amor, as quatro primeira no amor entre você e Deus e as outras seis baseada no amor entre você e seu próximo, vamos ver;

(1º)Não terás outros deuses diante de mim....(2º) Não farás para ti imagem de escultura.......(3º)Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão....(4º) Lembra-te do dia do sábado, para o santificar....(5º)Honra a teu pai e a tua mãe......(6º)Não matarás......(7º)Não adulterarás......(8º)Não furtarás...(9º)Não dirás falso testemunho contra o teu próximo....(10º)Não cobiçarás a casa do teu próximo

Percebam quem ama a Deus faz a sua vontade (1º)não terão outro deus, (2º)não fará imagem de escultura, (3º)não irá chamar o seu santo nome em vão,  (4º)não irá deixar de santificar o sábado, que te foi dado para descanso é um presente de Deus a nós.

Agora percebam; quem ama ao próximo, (5º)não desonrará seu pai, pois é seu próximo também, assim idem não matarás, não adulterarás etc..

Notaram que os dez se resumi em dois? Pois bem, a única forma de cumprir esses dois é cumprindo os dez, que ensinam o amor de Deus, esse amor, age conforme as escritas da lei, ou seja os dez mandamentos; João 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Isso quer dizer que tudo tem que ser cumprido inclusive o sábado, mas não como meio de salvação e sim como meio de santificação, que você tem como um processo depois da conversão real.

Os dez mandamentos são baseados no amor então se você ama a Deus; que obviamente não pode vê; com certeza também ama a seu próximo! Notou que os dois mandamentos foram resumidos no amor, que vem de Deus!

Fiz esse resumo, vendo esse amor, pelo ângulo que mostra o homem e Deus, agora veja o mesmo, porém  feito por Paulo, pelo ângulo que mostra o homem e seu próximo A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. Romanos 13:8a10

No trecho acima mostrou um dos dois grandes mandamentos aparentemente resumindo toda a lei, porém já sabemos que Deus é amor, e que o amor vem de Deus, assim sendo, para amar a seu irmão e a Deus terá que ter esse amor, então fica a pergunta, você tem esse amor que te fará amar o próximo? Então ore e peça! João 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Isto é, os dois grandes mandamentos é o resumo, o que é diferente de ser uma substituição para os dez, nota-se que se é resumo os dez são validos e tem que ser cumpridos, mesmo que não consigam mas tem que tentar. 1 João 2:1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Ou seja, ninguém pode dizer que não é para santificar o sábado, pois ele faz parte das leis, e que essas por vez foi abolida. Está claro que temos que guardar o sábado sim!

1º João 1:3ª5 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado: nisto conhecemos que estamos nele. 

Não resta dúvida de que devemos cumprir as leis, o que envolve a santificação do sábado; E Deus abençoou o sétimo dia, e o santificou (Gênesis 22:3)

Sabendo disso não poderão mais dizer que não guardam o sábado, pois, não estão na lei, pois acabamos de ver que as leis são validas não precisando desprezá-las, fugindo do cumprimento da mesma! Na verdade abolido foi o pensamento de poder se salvar por cumprir a lei, pois ninguém foi salvo e nem é salvo por cumprir as mesmas; afinal a salvação veio pela graça!

Fechamos o entendimento dos argumentos usados pelos falsos mestres.

Porém há uma indagação;

Por exemplo quando as pessoas não lêem a bíblia, são convencidas facilmente a aceitarem qualquer heresia, ficam envoltas em duvidas; alguns até se perguntam por que o apostolo Paulo, não enfatizou a guarda do sábado? A resposta é simples; naquela época os falsos mestres ainda não tinham tentado trocar o sábado pelo domingo.

A heresia ainda não tinha sido imposta, ou seja, todos sabiam que o dia do Senhor é o Sábado!

Além dessa indagação acima saibam que há alguns tipos de fiel, que compactua com essas obras malignas as aceitando, sem precisar ouvir argumento algum.

Dentre esses há aqueles que têm o conhecimento tão curto que nem tentam perguntar nada; simplesmente aceitam o que é dito, também há aqueles que têm conhecimento de que o dia do Senhor é o sábado, e mesmo assim acham certo por o domingo como dia do Senhor, esse tipo de fiel tem o domingo como o dia santo, aceitam o domingo como dia do Senhor. Essa situação leva a uma pergunta que tipo de influencia faz com que esse tipo de fiel negue a palavra?

Nota-se que há algo que faz com que esses aceitem esse falso ensino, há algo além das justificativas, imposto indiretamente na vida dessas pessoas os remetendo a uma idéia, a qual obviamente dará espaço para uma aceitação passiva e natural quanto a criação e imposição do domingo, como dia do Senhor.

Então que tipo de indução ou influencia fez com que esse tipo de fiel aceite essa heresia, achando ser algo normal?

Simples a tradição! Essa invalida a palavra quando é aceita como verdade ou justificativa a uma suposta verdade. Quando se trata de impor uma heresia Satanás usa de diversos modos; um deles é a própria tradição vamos pensar no fato já ocorrido;

Antes de oficializar o domingo como dia do Senhor, ocorreu que fizeram com que indiretamente alguns fieis desprezassem o verdadeiro dia do Senhor até que se esquecessem do mesmo.  Em detalhes a Grande Prostituta, criou e impôs regras através de seu poder imperialista. Entre as tais regras criadas para fim de causar o desprezo e esquecimento do verdadeiro dia santo, está é a regra de  fazer os cultos especiais só aos domingo, a exemplo temos a santa ceia. Êxodo 20:8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

Com o tempo essas regras tornaram se tradições de homens.

Essa tradição é o que faz certo tipo de fiel, achar que domingo é o dia santo, em síntese, a tradição influencia, tomando o lugar da palavra invalidando-a. Mateus 15:3ª6 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?... E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.

Esse ato de invalidar a palavra acontece quando os falsos mestres impõem uma heresia, e o fiel a aceita porque alguma tradição dá suporte para implantação dessa tal heresia que é a falsa doutrina; desse modo o fiel aceita a tradição ao invés da palavra.

A exemplo temos o fato de que por tradição os cultos especiais na maioria das vezes são feitos aos domingos, essa mesma tradição o protestantismo aceitou,  fazendo também a santa ceia especialmente aos domingos! Essa tradição dá suporte para aceitarem o domingo como um dia especial, como dia do Senhor, “afinal os principais cultos já acontecem aos domingos”; - assim pensa alguns que aceitam a tradição. Esses só vêem a tradição, preferindo não enxergar a verdade, a qual mostra que o dia do Senhor é o Sábado!

A tradição induz o fiel a aceitar a heresia, fazendo com, que o mesmo deduza por si próprio, que a doutrina é verdadeira como outras e que aceita-la e respeitá-la não trás conseqüência alguma.

Com outras palavras a tradição induz o fiel a escolher por si próprio sua aceitação a heresia! Essa estratégia maligna só funciona, com aqueles que desprezam a verdade, preferindo dar preferência à tradição!

 Hoje em dia essa estratégia é notável quando se percebe o total desprezo do sábado, já que muitas denominações abrem de domingo a sexta, pulando o sábado.

Vou repetir; por tradição tanto católicos como protestantes desprezam o sábado, dando força a atitude do maligno em transformar o domingo em um dia santo, afinal abrem seus templos de domingo a sexta e pulam o sábado, então a maioria dos dias se tornaram santos e o sábado se tornou comum. Que inversão da palavra! Os verdadeiros cristãos jamais desprezam o sábado, afinal é o dia santo!

Antes de prosseguirmos o estudo vamos ver trechos que mostram que Jesus e os apóstolos faziam os cultos no dia de sábado, e também o guardavam, afinal culto não é trabalho!

Veja primeiro um trecho que mostra Jesus indo a sinagoga aos sábados conforme o costume de guarda do sábado, o qual libera os cultos!Lucas 4:16  E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.

Os apóstolos não desprezavam o sábado fazendo os cultos também aos sábados Atos 13:14e15 E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.

Atos 18:4 E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.

Veja que os seguidores guardavam o sábado; Lucas 23:56 E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.

Isto é, Jesus e os apóstolos guardavam o sábado e não o desprezavam! Todas as igrejas deveriam abrir no sábado para demonstrar o mínimo de respeito a palavra de Deus!

Curioso que esse mandamento é o mais desprezado, será coincidência que quando se começa a falar sobre ele está escrito a palavra "lembra" “lembra-te do dia de Sábado para o santificar” (êxodo 20:8)

O fato de pularem o sábado, desprezando-o é grave! Nenhum servo do Altíssimo deve compactuar com isso!

Pois isso ajuda a embasar a falsa doutrina, que está tentando impor o domingo como dia do Senhor.

Para entender melhor isso vamos a um exemplo;

Há dois dias em que a maioria das pessoas fica em casa, logicamente é o sábado e o domingo; muitas aproveitam para ir ao culto, porém no sábado muitas denominações estão fechadas, logicamente resta o domingo.

Por conta disso o domingo passou a ser o dia em que a grande maioria deixou para ir ao culto.

Muitos vão todos os dias e outros vão, só aos domingos, esses por sua vez tem o domingo como um dia especial; “um dia em que se busca a Deus”, supostamente um dia em que todos respeitam um dia que quase todos vão ao culto, um dia muito especial.

O que está citado acima certamente é o que pensa a grande maioria que vai aos cultos só nos dias de domingo, eles vêem o domingo como um dia santo. Obviamente vê se que com o tempo os cultos aos domingos se tornaram algo especial, virou tradição nos dias atuais.

Em síntese o que acontece hoje em dia em partes é estabelecido pela tradição, a qual força um fiel comum, a pensar que o domingo é o dia santo, afinal por tradição muitas denominações realiza os cultos especiais no domingo, e, além disso, tem o fato de muitos só terem o domingo para ir aos cultos, devido a tradição social, e como já dito há também a tradição de se fazer a santa ceia especialmente aos domingos.

Então vamos revisar; os fieis dessa parte do texto aceitaram a heresia devido a tradição, assim sendo, para esses poder-se-ia dizer qualquer argumento, que não faria diferença alguma, pois, esses estão com a cabeça feita pela tradição. 

Agora vamos revisar, pensando na seguinte pergunta; No que isso implica? Qual a gravidade disso?

A reposta é simples quando eles fizeram do domingo um dia especial isso implicou, na facilidade de impor o mesmo como dia do Senhor, afinal os fieis já tinham o domingo como um dia especial, só precisaram oficializar a heresia dizendo que aquele dia especial era o dia do Senhor.

O plano Satânico deu certo, conseguiram através da tradição por na mente de alguns fieis que o domingo é um dia especial, e o pior ficou tão especial, que mesmo quando alguém mostra na bíblia que está errado, os tais fieis preferem citar as tais desculpas esfarrapadas, as quais não convenceram nem a eles, já que os mesmos foram convencidos pela tradição; citam os argumentos só para terem  o que falar.

Mateus 15:6 E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Aqueles que vão pela tradição invalidam a palavra do Senhor. E quem aceita as falsas doutrinas está indiretamente negando a palavra, mas está negando!

Essas tradições vieram da Grande Prostituta, ou seja, essa instituição de base maligna foi quem colocou o domingo como dia do Senhor, e está tentando fazer com que suas filhas obriguem seus fieis a fazerem o mesmo. Em síntese ela está querendo que todos os fieis independente de denominação guardem o domingo como dia do Senhor. Além disso o líder da Grande Prostituta nesses últimos tempos está induzindo os fieis a considerar o domingo como um dia sagrado, o que fica mais grave ainda!

Colossenses 2:8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

Curioso que a palavra domingo não se encontra nas Sagradas Escrituras, palavra essa é originária do latim dies Dominicus, que supostamente significa  "dia do Senhor". Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (Domingo), italiano (Domenica), francês (Dimanche) e etc.

Porém bem antes dessa palavra chegar ao meio cristão os povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao deus Sol, portador da luz, anjo de luz, que é o Lúcifer, sendo assim no paganismo o primeiro dia da semana, significa “dia do sol” por exemplo, em inglês diz-se Sunday, e no alemão Sonntag, ambos com o significado de "Dia do Sol". Assim também é no Chinês, Neerlandês, Japonês, Sueco e Dinamarquês;

O Imperador Constantino um dos lideres da Grande Prostituta, um nato pagão que supostamente virara cristão que impôs o domingo como suposto dia do Senhor, tal imposição  não se aplicou aos judeus, para quem o dia de descanso (Shabat) é incontestavelmente o sábado, nem para os muçulmanos cujo dia sagrado (jumu'ah) é em uma sexta-feira. A divergência entre a tradicional observância religiosa judaica do Shabat e ao respeito ao primeiro dia da semana só fica explicito com a oficialização da apostasia (ano 325 d.c) por esse Imperador ;

Assim ocorreu a imposição do dia sagrado dos pagãos, em lugar do sábado, que por vez é o verdadeiro dia santo.

Constantino assim fez; de modo a introduzir o povo pagão dentro dessa nova religião (cristianismo apóstata) e assim unificar todo o povo do seu império, baseando-se numa passagem que está nas Sagradas Escrituras em Atos 20:7 onde os discípulos se reuniram no "primeiro dia da semana e partiram o pão" juntos. O que não justifica essa troca maligna!

Desculpa esfarrapada é essa de que o domingo é o dia do Senhor porque, esse era o dia em que os irmãos se reuniam, se for por isso, então eles vão ter que reconhecer o sábado como o dia santo , pois, os irmãos se reuniam bastante nos sábados também; Atos 18:4a11 E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos....E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. Afinal são 78 sábados, mas existem só um dia santo!

Tome nota; mesmo que a maioria das reuniões fossem no domingo, isso não é desculpa para trocarem o sábado pelo domingo! E como já sabem o grave não é só não guardar o sábado e sim guardar o domingo no lugar do sábado!

Com todos esse conhecimento adquirido já podemos analisar alguns argumentos dos fieis enganados que defendem essa doutra, esses apenas aprenderam assim, então são meros papagaios dos falsos mestres, comecemos;

1º argumento; Dizem que Jesus infringiu a lei, não respeitando o sábado devido, curando um homem nesse mesmo dia. Além de chamar de fariseu aqueles que foram chamar sua atenção a respeito do sábado.  Esses fieis ao darem esse argumento estão querendo dizer que não é para cumprir as leis guardando o sábado; então vamos ver o contexto a modo de ver se é isso mesmo que o texto quer dizer;   Mateus 12:10a12 E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.

Não está dizendo que não é para cumprir o sábado e sim, que o sábado tem que ser respeitado, completamente, porém é licito fazer boas ações! O que é diferente de infringir o sábado! Oras desde quando foi dada as leis se podia fazer boas ações no sábado, porém os fariseus criaram mais de 700 regras sobre o sábado, dentre essas, a que não podia haver curas no sábado.     Os fariseus eram hipócritas, não cumpriam suas próprias, regras e foi isso que Jesus quis dizer a eles ao perguntar sobre a ovelha, ou seja, perguntou sobre “um bem material”, algo que os interessava pois tinha valor monetário, isto é se eles fossem perder algo de valor que nem uma ovelha, certamente infringiriam as próprias regras sobre o sábado, só para não perder algo de valor. Isso foi dito para mostrar aos fariseus que nem eles mesmo cumpririam as regras inventadas sobre o sábado. Claro que nessa linha de raciocínio o contexto também ensina que o mais valioso para Jesus é a vida do homem em geral.

E em contra partida, as boas ações ou o “fazer o bem”, dos fariseus é defender seus interesses, mas as de Jesus como já explicito são curar, livrar e principalmente salvar.

Mesmo se por uma hipótese Jesus tivesse infringido a lei do sábado, isso não seria justificativa para trocar o sábado pelo domingo!

2º argumento; Dizem que o sábado foi um mandamento dado segundo a lei, e que hoje estamos vivendo pela graça, e não pela lei.

Note que ele dizem a palavra "vivendo" Sendo assim saibam que só temos a palavra viver no contexto argumentativo de  2 Coríntios 1:12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco.

Vivemos no tempo da graça sim, porém não há nas Sagradas Escrituras referencias que mostrem que as leis foram excluídas no tempo da graça; oras só porque sou salvo pela graça vou; matar, roubar, adulterar e ir após ídolos?  Sendo assim as leis continuam e juntamente o sábado.

O que da lei não existe mais são as leis ritualísticas, ou cerimônias, que eram leis que mandavam fazer atitudes cerimônias, que eram uma referencia as atitudes futura de Jesus na sua vinda para tirar o pecado do mundo, o que já aconteceu, por exemplo as leis que mandavam fazer os sacrifícios, esse tipo de lei foi abolida, assim como a idéia de ser salvo por cumprir toda a lei, vou repetir; todas as leis ritualistas foram cumpridas por Jesus, não necessitando mais da existência das mesmas!

Mesmo se as 10 leis fossem abolidas, isso não daria base para fazer do domingo o dia do Senhor! Quem é o homem para fazer algo santo e ainda para Deus? Em outras palavras se não existisse o sábado, dia santo, ainda sim não poderiam fazer do domingo o dia santo do Altíssimo!

3º argumento; Alguns dizem que as leis foram dadas para o povo judeu e que por conta disso não se deve cumpri-las.

Pense bem; dentro das leis está não ter outros deuses diante do nosso amado e verdadeiro Deus, também está que não podemos se encurvar e muitos menos servir a ídolos; Agora lhes - pergunto nós não somos judeus devemos cumprir essas duas leis? Afinal o fato de eu não ser judeu não me impede de ser fiel não tendo outros deuses. Claro que eles falam isso se referindo ao sábado, porém o mesmo foi dado na criação a todos os homens, ou seja, bem antes das leis! Vou repetir, o sábado foi dado, bem antes do pacto com o povo judeu, e já era chamado de lei! Veja abaixo;

Gênesis 2:2,3 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera,...E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou..

Êxodo 16:4a26 Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.....Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.

Ou seja, muito antes de Deus dá as leis no monte Sinai ao fazer o pacto com o povo judeu, já existia a santificação do sábado, o mesmo já era lei; sendo assim nenhum cristão pode afirmar que antes de Moises não se santificava do sábado.

Ainda que o sábado fosse apenas para o povo judeu, não seria correto mudá-lo pelo domingo, afinal mesmo que não seja judeu, porventura, não serviríamos ao mesmos Deus deles? A santificação do sábado não é uma regra do único verdadeiro Deus? Tanto nós quanto os judeus não servimos ao mesmo Deus? Terias coragem e audácia de mudar as leis divinas? A porta é estreita!

4 argumento; Alguns papagaios dos falsos mestres quando não tem o que falar, em defesa do domingo; atacam quem guarda o sábado; dizendo que os mesmos não o guardam como convém citando que quando se guardava o sábado não poderia nem acender fogo em nenhuma de suas moradas,

Ora o fato se seguirmos sendo nos mínimos detalhes ou não; não dá base para trocarem o sábado pelo domingo.

5 argumento; Esses falsos profetas também ensinam que o sábado era sombra das coisas futuras, e que sendo assim, eles podem criar um dia especial, o qual é o domingo, fazem isso citando; Colossenses 2:14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Para começar esse trecho não cita a palavra sábado! E está dizendo que foi riscada a cédula e não as ordenanças; nesse caso a cédula e uma declaração de condenação pelos pecados cometidos, essa mesma cédula declara o salário do pecado, que é a morte, indo para inferno, mas Jesus pagou pelos nossos pecados na cruz, e quando Ele voltar para arrebatar todos os cristãos verdadeiros, nós iremos reinar com Ele nos céus, pois depois da cruz temos essa possibilidade, coisa que antes era impossível já que no céu não entra pecado, que por vez era a nossa essência antes do sacrifício de nosso Amado Deus. Ler as Sagradas Escrituras é maravilhoso se você tentar!

Se não mais valesse o sábado, isso ainda não seria “suporte” para fazer um dia e querer que todos o tenha como santo e sagrado, como se tivesse autoridade divina, isso ninguém tem!

Autoridade para  criar e santificar, é inerente ao Altíssimo!

Não obstante de tentar trocar o sábado  pelo domingo, alguns dentre os falsos mestres, são de máxima astucia,  os quais ensinam que os cristãos não precisam guardar o sábado, justificando isso com dois versículos fora do contexto, porém apresentam os dois como se fosse apenas um, veja o primeiro; Romanos 14:5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias.

Com o trecho acima; dizem que supostamente havia cristãos que faziam questão de guardar o sábado e outros que não faziam, após dizerem isso citam outro versículo como se fizesse parte desse de romanos 14 isto é, sem citar o capitulo e versículo do segundo trecho que é a parte acrescentada;

Mas agora, conhecendo a Deus.......como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. 

Com esse trecho dizem que a guarda do sábado era uma pratica antiga que não mais existe nessa nova aliança.

Então, juntando esses dois trechos, os falsos mestres estão a dizer, que alguns acham o sábado santo, e outros não; falando que ambos são cristãos verdadeiros, e que sendo assim supostamente não havia a necessidade de guardar o sábado, já que supostamente alguns verdadeiros cristãos não achavam o sábado santo; não o guardando.

Saiba que o segundo versículo acima é de Gálatas 4:9a11

Além disso nenhum desses versículos cita a palavra sábado! E os dias citados são os 14 sábados de sacrifícios especiais, e mesmo se por uma hipótese fosse o sábado semanal, ainda não justificaria ter o domingo como dia do Senhor!

Quando alguém mostra nas Sagradas Escrituras um terço das informações citadas acima, faz com que Satanás fique desbancado e seus ministros sem argumento.

Certamente após fazerem isso; alguns dos falsos mestres tentarão tirar suas culpas, dizendo que não guardam o domingo, e que apenas o observam. Isso é subestimação da inteligência que o Altíssimo nos deu! Vamos pensar;  se o único dia a ser guardado é o sábado, pois o mesmo é santo e abençoado, ninguém pode dizer que guarda o domingo, pois o mesmo não é santo e nem abençoado, sendo assim os falsos mestres vão tentar tirar suas culpas ao dizer que observam o domingo e não que o guardam. Para não ficar explicito a má intenção que tiveram, ao tentar trocar o sábado pelo domingo.

Além do mais porque observar um dia, sendo que o mesmo não é o sábado? Certamente para santificar esse tal dia, afinal eles são falsos mestres, filhos do Diabo, são pagãos que desde a antiga Babilônia pós dilúvio, tem o domingo como dia sagrado do deus sol, que como já sabem  é uma referencia a uma suposta luz ou anjo de luz, que é ou Lúcifer (Satanás).

Obs.  As Sagradas Escrituras mostram, que para termos entendimento e conhecimento, da mesma, temos que pedir, caso contrario aprenderemos sempre e não chegaremos a verdade, o que é o mesmo que não aprender nada! Contudo ressalto que será concedido essa dádiva aqueles que querem fazer a vontade do Pai, sendo assim tire já da sua cabeça a idéia de que se precisa de teologia para entender e conhecer as Sagradas Escrituras, todos que seguem a esse caminho, não tem conhecimento e nem entendimento, pois ao buscarem essa dádiva dessa forma negam o Todo Poderoso como mestre! Agora considere que sempre precisamos de alguém para dar o primeiro passo, mas note que é só o primeiro, depois é contigo, pois está escrito crescei no entendimento, e também está escrito analisai tudo e retém o bem; isso quer dizer que não devemos acreditar e nem desacreditar de tudo, devemos analisar, e estuda as Sagradas Escritas, veja que hoje em dia muitos dão valor e credito a teólogos, mas lembre que o suposto entendimento e conhecimento deles, vem de estudos de homens, caso contrario cada um deles aprenderia sozinhos, eles dão um ensino padronizado, e manipulado! Veja abaixo um texto de uma das mais conceituadas escolas de teologia do pais, e note bem a manipulação;

Domingo - O dia que o Senhor fez!

Note o titulo; é uma manipulação mental, colocaram uma informação lógica, afinal todos os dias foram feitos pelo Altíssimo, essa frase faz com que o leito comece a leitura com a idéia de que “não há o que contestar”

“Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”

(Sl 118.24) Colocaram ainda o versículo,  para dizerem que estão certos em defender o domingo, porém esse versículo nem se quer fala a palavra domingo ou primeiro dia da semana, ou seja, foi só para passar a idéia.

Por Edmar Cunha de Barcellos

“Domingo, no Novo Testamento, é chamado de ‘O dia do Senhor’. Em latim, dominica die, de onde deriva seu nome nas línguas neolatinas, por exemplo: no espanhol, ‘domingo’; no italiano, ‘domenica’; e no francês, ‘dimanche’, faladas por cerca de 400 milhões de pessoas”.

Querem mostrar que estudaram para ensinar, e que não há o que contestar, estão colocando o fiel em posição de defesa, em atitude passiva, tipo; aprenda o que eu quero.

Domingo é um vocábulo exclusivo do cristianismo. Essa palavra, bem como as suas análogas, não existia em nenhuma língua do mundo até o final do século 1o, quando o apóstolo João criou a expressão grega: Kuriakh ‛mera (kyriake hemera), vertida para o latim como: dominica die.

Mentira! Onde está isso, e mesmo que fosse, ninguém pode mudar as Sagradas Leis. Ou seja, estão a dizer que João criou uma palavra nova para se referir ao domingo, o problema nesse caso não é só palavra domingo, mas também a palavra criada e seu suposto significado, continuem vendo;

Antigos documentos da Igreja primitiva, transcritos para o russo, relatam que João, encarcerado na ilha de Patmos, chorava muito ao chegar o primeiro dia da semana, ao lembra-se das uniões para a Ceia do Senhor, celebrada sempre nesse dia: “No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão...” (At 20.7). E foi justamente em um “primeiro dia da semana” que Jesus, ressuscitado, lhe apareceu e lhe revelou os maravilhosos eventos do Apocalipse (Ap 1.10).

Nesse trecho eles citaram uma tal carta, mas nem se quer temos conhecimento a luz das Sagradas Escrituras, e mesmo que João chorasse não seria por isso que alguém poderia  mudar as Leis, além de que, especificamente aquela santa ceia foi no domingo, não podendo afirmar que as outras foram! E nosso amado Senhor ressuscitou na segunda feira depois das 18 ou um pouco antes.

Certamente que todo o livro não foi elaborado naquele mesmo dia. Mas o fato indiscutível é que Jesus apareceu a João exatamente no “primeiro dia da semana”. Isso explica porque a Ucrânia e a Rússia trocaram os nomes do primeiro dia da semana, que entre os pagãos era chamado “dia do sol”, por uma expressão tão ou mais significativa do que aquela adotada nos países de línguas neolatinas.

Jesus ficou quarentas dias, com os discípulos, ficou com João outro dias além do domingo também! Então suponhamos que Jesus foi visitá-lo na quarta, então trocariam o sábado por quarta? Se por acaso essa visita tivesse sido no domingo, ainda sim ninguém poderia mudar a Lei.

Lemos na Bíblia ucraniana João afirmando que foi arrebatado no “dia da ressurreição” (Dien voscrecii). De igual modo, na Bíblia russa também lemos: “Eu fui arrebatado em espírito, no dia da ressurreição”. Aliás, na língua russa, todos os dias da semana ficaram subordinados ao dia da ressurreição! Por exemplo: segunda-feira, em russo, é pondielnik (“o dia após a ressurreição”); terça-feira, voftornik (“o segundo dia após a ressurreição”); quarta-feira, sreda (“terceiro dia após a ressurreição”), e assim por diante.

O que tem “a ver” que os Russos substituíram, os nomes do restante dos dias? Dia da ressurreição é segunda feira; os Russos não sabem contar, ou os falsos mestres de lá são ótimos manipuladores.

Vale realçar que o apóstolo João, ao frisar o dia da semana em que Jesus lhe apareceu, criou uma nova expressão na língua grega: Kuriakh hmera (kyriake hemera). Expressão esta que deu origem à palavra “domingo”, conforme explanaremos a seguir. Mas antes de continuarmos, para melhor compreensão dos nossos argumentos, recorreremos à etimologia, que nos revelará a origem das palavras, o seu desenvolvimento histórico e as possíveis mudanças de seu significado.

Eles querem dizer que João ressaltou o primeiro dia da semana, dando a entender que era um dia especial, tão especial que criou uma gíria, para isso. Tudo mentira! Agora vão dar exemplos que levam os fieis a pensarem do jeito que querem

Vejamos alguns exemplos de como as palavras evoluem:

•A palavra “efeméride” provém de dois termos gregos: epi (“sobre”) e ‛he hemera, que significa “dia”, de onde veio também o adjetivo efêmero, ou seja, “o que é breve, transitório, passageiro”.

O texto todo, será assim, ainda mais quando não houver coerência com as Sagradas Escrituras, eles usam palavra difíceis, para confundir, e só vão usar palavra simples, quando quiserem dizer ao leitor para crerem no domingo como dia do Senhor.

•A palavra “castigar” provém do latim: castus (“irrepreensível”, “puro”, “fiel”) + agere (“fazer”). Temos um emprego bíblico neste sentido quando o escritor aos hebreus declara que Deus “castiga a quem ama” com a finalidade de nos tornar puros e fiéis a Ele (Hb 12.6).

Analisemos, agora, Apocalipse 1.10 à luz do original grego, da etimologia, da hermenêutica bíblica, da história e dos escritos patrísticos.

Legal a explicação do “castigar”. Mas isso não vem ao caso, mostrar conhecimento, de uma palavra ou conhecimento humano, não os faz entendedores das Sagradas Escrituras, porventura não é isso que estão a dizer indiretamente? Sim, estão mostrando que conhecem algo, para psicologicamente para confiança ao leitor, a modo que poderem ensinar o que querem.

Eis o que os mais abalizados biblicistas afirmam sobre a expressão joanina: kyriake hemera:

Mas conceituados ou mais respeitados tradutores de bíblia, supostamente afirma a existência da expressão, citada, como se nossa confiança fosse se basear nos estudiosos. Os cristãos se baseiam no Altíssimo, pelas Sagradas Escrituras apenas nEle.

“Temos aqui a palavra kyriakos, em um sentido adjetivado, isto é, “pertencente ao Senhor”. Originalmente, esta palavra era usada com o sentido imperial, como algo que pertencia ao César romano. ‘Os crentes primitivos [...] aplicaram-na ao domingo, o primeiro dia da semana’. Esse é o uso que se encontra em Didaché 14 e Inácio, Magn. 9, que foram escritos não muito depois do Apocalipse”.

Talvez essa palavra tenha sido usada, mas não nesse contexto de dia da ressurreição, pois a palavra significa dia do sol, e já era usada para em referencia ao deus sol, o deus de Cesar,  porém caso alguém descubra isso, eles se adiantaram e cumpriram o intuito que era falar que essa expressão se referia ao dia da ressurreição que é a principal desculpa para troca do sábado pelo domingo.

“‘O dia do Senhor’, em Apocalipse 1.10, é tido pela maioria dos autores como o domingo”. Mentira das grosseiras!! O dia do Senhor em apocalipse refere-se ao arrebatamento e o dia grande e terrível ao dia em que Jesus voltará para reinar mil anos. Não tem nada “a ver” com o domingo, mas eles citam isso afinal os fieis dificilmente lêem a bíblia.

“O primeiro dia da semana é, sem dúvida. ‘o dia do Senhor’, referido em Apocalipse 1.10”. Mas uma vez mentira, leia o contexto não tem nada a ver com o domingo, porém eles citam sabendo que muitos não lêem.

“A frase: ‘O dia do Senhor’, Kuriakh ‛mera (kyriake hemera), ocorre uma só vez, e isto se dá no último livro. Apocalipse 1.10 [...] expressava a convicção de que o domingo era o dia da ressurreição, quando Cristo Jesus conquistou a morte e se tornou Senhor de todos” (Ef 1.20-22; grifo do articulista).  Tudo invenção e esse trecho de efésios não diz nada disso, diz apenas que Jesus ressuscitou, mas quem não lê é enganado.

Nem mesmo no texto grego da Septuaginta encontramos a expressão Kuriakh‛mera, criada pelo apóstolo João para aludir ao dia da ressurreição! A expressão hebraica “dia do Senhor” sempre foi vertida para o grego como ‛ (hemera tou kyriou). Mas o que João escreveu foi: Kuriakh ‛mera. Por que João teria usado uma expressão jamais encontrada em qualquer outro escrito, sagrado ou profano? Cremos que pelas seguintes razões: La vem eles com os achares deles, vamos rebater todas essas mentiras;

1) Para indicar algo também inédito na história da humanidade: a ressurreição de Cristo. Vamos fingir que não notamos que estão falando da ressurreição e pensemos qual sem lógica é esse tópico, considerando que Cristo veio uma só vez para ressurreição em prol da remissão do pecado do mundo, em outras palavras; dizer que isso é inédito é o mesmo que dizer Cristo nasceu, e foi sacrificado, sem ressuscitar, ocorrendo isso varias vezes, até que na época do império romano, Ele nasceu de novo, foi sacrificado e ineditamente ressuscitou, conforme eles isso não acontecera antes “é inédito”, caso contrario estão a dizer que antes de Cristo não houve ressurreição, pois bem, se for isso veja que estão errados; 2º Reis 13:21,22 E sucedeu que, enterrando eles um homem  eis que viram um bando, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu: e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés.

2) Para deixar bem claro que se referia ao dia da ressurreição, o domingo, e não aos eventos escatológicos da segunda vinda de Cristo, a parusia, que também é chamada “dia do Senhor”, como nestes versículos: O texto nem se quer fala de ressurreição, o texto dita uma profecia, do que vai acontecer quando Jesus voltar para reinar os mil anos, isso depois do arrebatamento que já acontecera uns 7 anos antes.

a) “O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor” (At 2.20). Depois de tudo cumprido, para iniciar o reino milenar, é isso que diz o trecho, o que é diferente de dia da ressurreição, e pior em nenhum lugar citou primeiro dia, já que a palavra domingo nem se quer está nas Sagradas Escrituras.

b) “... Seja entregue para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor” (1Co 5.5).

Dia do arrebatamento, diferente de um dia semanal, e muito menos domingo.

c) “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite” (1Ts 5.2). Dia do arrebatamento, nada a ver com o domingo.

d) “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite” (2Pe 3.10).

Há uma significativa diferença entre a expressão “dia do Senhor”, alusiva à segunda vinda de Cristo, e a expressão que encontramos escrita em Apocalipse 1.10, “dia do Senhor”, referindo-se ao dia da ressurreição.

Para começar há o arrebatamento da igreja e depois de uns sete anos, virá o reinado de mil anos, ou seja, vinda para arrebatar e volta para reinar. Em apocalipse está falando da volta para reinar.

Kyriakos é uma forma adjetivada da palavra KurioV (Kýrios – Senhor) e significa literal e exatamente: “que diz respeito ao Senhor”; “concernente ao Senhor”; “pertencente ao Senhor”; “senhorial”, ou “dominical”, e não “do Senhor”, como lemos em algumas das nossas traduções. Os falsos mestres estão a dizer que a palavra grega kyriakos e latina dominical, significa pertencente ao Senhor, mas ainda sim, isso não é base para mudar as leis, afinal todos os dias são do Altíssimo, porém apenas um é santo, que por vez é o sábado!

A tradução literal de Apocalipse 1.10 seria: “Eu fui arrebatado pelo espírito no dia senhorial”. Mas este adjetivo, “senhorial”, derivado do termo “senhor”, raramente é usado. O seu sinônimo é “dominical”, porque o português é uma língua neolatina. “Senhor”, em latim, é Dominus. Assim, quando dizemos Dom Pedro II ou Dom Evaristo Arns, estamos abreviando a palavra Dominus, para dizer: Senhor Pedro II, Senhor Evaristo Arns. O mesmo processo etimológico acontece com o adjetivo “popular”. Quando algo pertence ao povo, não dizemos “povoal”, mas “popular”, porque, em latim, populus, significa “povo”. Esse parte nem nas Sagradas Escrituras eles estão contanto com a falta de leitura dos fieis, além do mais, o contexto fala da volta de Jesus para os mil anos de reinado, nada a ver com ressurreição.

Acertadamente, Jerônimo verteu Kuriakh ‛mera (kyriake hemera) para a Vulgata Latina como Dominica die (“dia dominical”, “domingo”) e não como dia domini (“dia do Senhor”). Veja: Jerônimo foi um dos tradutores que fazia parte da Grande Prostituta. A mesma que é chamada de mãe das prostituições da terra. Essa que vimos que modificou partes das Escrituras.

“Fui in spiritu in dominica die et audivi post me vocem magnam tamquam tubae”(Ap 2.10).

Daí, a clássica versão de Antônio Pereira de Figueiredo traduzir: “Eu fui arrebatado em espírito hum dia de domingo, e ouvi por detrás de mim huma grande voz, como de trombeta” (1819). Manipulação das mais ruins, eles citam aqui só as versões que citam a palavra que deu origem a palavra domingo, mas mesmo se por uma hipótese fosse isso mesmo, ninguém poderia mudar a Lei.

Resgatando verdades históricas Sei, sei, supostas verdades!

Documentos escritos nos três primeiros séculos, muito antes de Constantino existir (280-337), adotaram e conservam, todos eles, a mesma expressão concebida pelo apóstolo João para referir-se ao glorioso dia da ressurreição de Jesus Cristo.

Mentira, está falando do dia da volta para o reinado! Com documento ou sem documento, só iria provar ou não que usavam a palavra o que ainda não serve de base para mudar a Lei.

Século 1º: O ensino dos apóstolos

Possivelmente, contemporâneo do Apocalipse: “E no dia do Senhor Kyriake hemera, congregai-vos para partir o pão e dai graças”. Isso não era feito só aos domingos!

Século 2º : Escritos de Melito de Sardes

Nestes escritos, há um tratado sobre a adoração no domingo, intitulado: peri kyriakes (acerca do dia dominical), “dia do Senhor”, isto é, “domingo”. Naquela época também tinha pagão! E mesmo se adoração fosse feita no domingo, isso não seria suporte para mudar a Lei.

Ano 115: Epístola de Inácio aos magnesianos

“Porque se no dia de hoje vivermos segundo a maneira do judaísmo, confessamos que não temos recebido a graça [...] Assim pois, os que haviam andado em práticas antigas alcançaram uma nova esperança, já sem observar os sábados, porém modelando suas vidas segundo o ‘dia do Senhor’ (Kyriaken zontes)”. Esse trecho é inventado!! Coisa do Satanás e seus filhos!

Ano 130: O “evangelho de Pedro”

É um documento histórico comprovadamente escrito no princípio do século 2o, e também se refere ao dia da ressurreição usando o mesmo adjetivo kyriakes, que, na edição de Jorge Luís Borges, é traduzido corretamente por “domingo”. “Corretamente” Inacreditável! Como pode ser tão “descarados”!

Ano 132, ou antes: Epístola de Barnabé

“Portanto, também nós guardamos o oitavo dia ( Kyriake hemera, ‘domingo’) para nos alegrarmos em que também Jesus se levantou dentre os mortos e, havendo sido manifestado, ascendeu aos céus”. Esse trecho também é inventado, e tem mais as Sagradas Escrituras citam uma semana como 7 dias, e não oito.

150—168: Justino Mártir, Eusébio, Clemente de Alexandria

Escritores dos séculos 2º e 3º, todos eles também adotaram o Kyriake hemera criado por João para o “dia da ressurreição”, vertido para o latim como Domínica die (“dia dominical”) e passado para o português como “domingo”! João não criou nada! É tudo mentira!

A singularidade do nome domingo

“E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana...” (Mc 16.9). Como já visto esse trecho é manipulado!

Alguns alegam que a palavra “domingo” não consta na Bíblia. É verdade. Não encontramos nos textos originais a palavra portuguesa “domingo”, como também não encontramos as palavras: Deus, casa, livro, amor ou sábado, mas, sim, as suas correspondentes nas línguas hebraica, aramaica ou grega. Os caras são feras em subliminar, mas Cristo não nos deixa enganados, então note que essa estrofe começa, declarando que há alguns que tem o domingo como algo negativo, pela existência da palavra “não”, após isso indiretamente dizem que concordam com o que essas “algumas pessoas” acham ser errado, contudo citam mais informações sobre a linha de raciocínio, “dessas algumas pessoas”  o que indiretamente fará um leitor dispersos a acreditar que eles sim enxergam a questão com “clareza” mas com entendimento note que eles seguiram a mesma linha raciocínio “dessas algumas” sim, porém conforme eles o significado do domingo é “dia do Senhor”, mas essa expressão refere-se ao arrebatamento e o dia da volta para o reinado de mil anos, e não ao primeiro dia da semana! Isto é, no original a expressão “dia do Senhor” não corresponde ao domingo!

Isto é, a informação de que o domingo se refere ao dia do Senhor foi citada por eles, e não pelas Sagradas Escrituras, ou seja, não encontramos a palavra domingo nem sua suposta correspondência nem traduções, nem no original!

Domingo é a tradução literal da expressão criada pelo apóstolo João: Kuriakh ‛mera (kyriake hemera), vertida para o latim como Domínica die e corretamente traduzida em todas as versões da Vulgata para as línguas neolatinas como dominu lui, domingo, mingo, domenica, dimanche, e outros nomes semelhantes no galego, no provençal, no franco-provençal, no romeno, no reto-romano, no sardo e no dalmático, faladas por mais de 400.000 000 de pessoas! Para começar falar que João inventou uma palavra é totalmente absurda, e mais ainda usar tal suposição para afirmar que algumas traduções estão certas em traduzir uma suposta frase incerta para a palavra domingo, ou seja, uma suposição criando outra! Note que a suposição inicial não tem base nas Sagradas Escrituras, obviamente a seguinte também não!

Além disso, o fato de muitas pessoas, falarem línguas provenientes do latim, não torna tal suposição uma verdade!  

As seguintes traduções: de Antônio Pereira de Figueiredo, do Centro Bíblico Católico, dos Monges de Maredsous, de João José Pedreira de Castro, do dr. José Basílio Pereira, do Mons. Vicente Zioni e Matos Soares, bem como qualquer outra versão do Novo Testamento para o português ou para o espanhol, feita da Vulgata Latina, trazem em Apocalipse 1.10 a palavra “domingo”. Devo frisar que Apocalipse 1:10 não está se referindo a ressurreição, e sim a volta de Jesus, sendo assim fica obvio que mudaram o verdadeiro sentido da profecia, só para reforçar uma mera suposição. Essa suposição é contrarias as Sagradas Escrituras, já que conforme eles é “dia do Senhor” é o domingo, então pense nas outras profecias, com esse mesmo termo, e lembre que o dia do Senhor também é o dia do arrebatamento, que por vez ninguém sabe a hora, e nem o dia, então como eles podem afirmar indiretamente que vai ser no domingo o arrebatamento, certo que não sabem o domingo exato, mas está escrito que ninguém sabe nem a hora quanto mais em que dia da semana vai ser! É isso que estão a dizer quando mudam o termo, “dia do Senhor” pela palavra domingo!

Domingo não é um nome importado do paganismo, como saturday (“dia de Saturno”), nem do judaísmo, como shabath (“descanso”). Não é mesmo, e sim um criado pelo joio que está no meio do trigo,ou seja, também foi criado por pagãos!

Domingo não é dia comemorativo da criação do mundo nem da libertação do povo de Israel, tampouco dia de descanso, pasmaceira, televisão, futebol, pescarias, clubes ou jogatina. Os pagãos colocam o domingo como dia sem igual, será porque é o dia sagrado do deus sol, senhor das trevas?

Domingo é dia de oração, de adoração, dia de cultuarmos a Deus, dia de atividade espiritual, como evangelismo, visita aos necessitados, aos encarcerados ou enfermos! Isso se faz qualquer outro dia, além disso um dia especial para isso já existe, o qual é sábado!

Domingo é o nome de um dia exclusivo do cristianismo, criado por João para caracterizar e distinguir o dia da vitória de Jesus sobre a morte, consumando a libertação de toda a humanidade. Houve a vitoria de nosso Amado Senhor sobre a morte sim, Ele consumou toda a obra, nos libertando da escravidão do pecado sim, mas a ressurreição não foi no domingo!

Domingo é o dia aclamado por Davi, em sua jubilosa profecia sobre o dia da ressurreição: “Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão. Louvar-te-ei, pois me escutaste, e te fizeste a minha salvação. A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina. Da parte do SENHOR se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos. Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele” (Sl 118.20-24).

O contexto não está se referindo ao domingo, mas, mesmo assim eles tentam! Está falando do dia, em que Jesus foi feito Senhor e Cristo, se tornando aquele que dá o ângulo certo para construção! Esse fato pode ter sido qualquer dia semanal, afinal o Todo Poderoso fez todos os dias, contudo apenas um é santo, o qual já sabemos ser o sábado. Sendo assim, eles não podem pegar esse versículo e falar que é o domingo.

Observemos a exatidão do cumprimento de cada sentença, de cada afirmação, de cada palavra desta impressionante profecia escrita por volta de mil anos antes de Jesus nascer.

Esta é a porta

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (Jo 10.9).

Pois bem, está falando de nosso Senhor e salvador mesmo, essa informação é lógica, mas estão mudando de assunto! Sempre fazem isso, após citarem algum versículo com uma interpretação tendenciosa, tipo algo sem lógica, algo que não justifica nada; então para o fiel não perceber a farsa citam versículos bem conhecidos, os quais são de fácil interpretação, a ponto de não haver contradição, assim a mente do fiel aceita o estudo como se fosse certo, tudo porque não percebeu que os versículos conhecidos e lógicos, não fazem parte do tema abordado que é o ensino enganoso!

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). Notaram? Esses versículos lógicos e bem conhecidos, são de um tema diferente do abordado eles. “Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito” (Ef 2.18). Depois de toda aquela enxurrada de palavras difíceis e mentiras, eles dão mas de dois versículos bem conhecidos e sem contradição, para ir fechando o assunto sem que haja discordância, afinal muitos já até esqueceram, do assunto principal, pois mudaram de assunto!

A pedra

“Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (At 4.11). Pois bem, o que isso tem a ver com o falso dia do Senhor. Notem essa informação está certa, mas o restante não está; domingo não é o dia do Senhor!

Os edificadores rejeitaram

“Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos” (Mt 21.42,43). Verdade, mas mudar de assunto, com uma verdade incontestável, é uma velha tática de engano, “já está manjada”.

Da parte do Senhor se fez isto

“O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro” (At 5.30). Quanta verdade foi usada para tentar encobrir essa mentira! E também foi usada para fazer o fiel esquecer os trechos sem lógica, e sem base na verdade! Isso tira o fiel da linha de raciocínio, principal, assim o mesmo, deixa de analisar o tema abordado, e passa a analisar o sub tema que é lógico, e sem contradições, assim o disperso fiel achará que a doutrina tem base nas Sagradas Escrituras.

Maravilhoso é aos nossos olhos

“Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela” (At 2.24). Verdade.

Este é o dia que fez o SENHOR

Ok, ressuscitou sim, mas o que isso tem com o domingo, notou que é impossível dizer que Cristo não ressuscitou, mas tão certo como vive o Altíssimo, não foi no domingo! Porém é isso que indiretamente querem dizer, mesmo sendo notório que o próprio versículo não cita o termo “primeiro dia da semana” e muito menos a palavra domingo!

“E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro” (Mt 28.1). Trecho alterado!

“E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol” (Mt 16.2). Mais um modificado!

“E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas” (Lc 24.1). Manipulado!

“E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro” (Jo 20.1). Mentira!

“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco” (Jo 20.19). A mentira foi tão bem montada, que vejam bem estão a citar todos  pontos modificados.

“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até a meia-noite” (At 20.7). Olha aqui aquela outra desculpa esfarrapada, de que o domingo é o dia do Senhor porque era o dia em que se reuniam, e os sábados durante um ano e meio não conta?

“No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar (1Co 16.2). Vejam falta de noção, eles citam que todos se reuniam no domingo, porém nesse trecho faltou Paulo, mas eles não tinham notado isso! Note bem, façam no domingo porque irei aí outro dia além do domingo; ou seja, segunda feira ou outro dia!

Regozijemo-nos, e alegremo-nos nele

“Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará” (Jo 16.22).  Astuciosamente estão a usar o versículos fora do contexto fazendo do mesmo, meras frases de efeito; que tocam o emocional dos fieis, mas dispersos, para que os mesmos saiam da razão, perdendo assim a linha de raciocínio, a qual analisaria o tema a luz das Sagradas Escrituras. Seria o mesmo que convencer alguém que guarda o sábado a não guardar, mas não funcionou!

“Regozijai-vos sempre” (1Ts 5.16).

“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos” (Fp 4.4).

Outro versículo fora do contexto, usado como “frase de efeito”, que passa a idéia; “viva e seja feliz, não há nada de errado, esclarecemos tudo”. Isto é, fora do contexto alguns versículos se tornam palavras persuasivas.

Notas:

Enciclopédia Encarta 99. 1993-1998 Microsoft Corporation, sobre o verbete: domingo.

Patrísticos. Escritos dos proeminentes líderes cristãos dos primeiros séculos, também chamados “pais da Igreja”. Mentira! Tão certo quanto dez mais dez é vinte nossos pais são os apóstolos!

Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Editora e distribuidora Candeia, 1991, vol. 2, p. 213. Como se o entendimento e conhecimento das Sagradas Escrituras viesse de estudos humanos, oras se fosse assim só os sábios e inteligentes saberiam das Sagradas Escrituras. Mas é o contrario!

HENRY Mattthew. Comentário Bíblico. Editorial Clie (Barcelona),1999, p.1924-c Comentar qualquer um comenta, ter dom e doutrinar na verdade tem que ser escolhido, e ter um dom, que ministre ensino!

PETTINGILL William D.D. Bible Questions Answered, p.177. “The first day of the week is doubtless ‘the Lord’s day’ refereed to in Ap 1.10”. Zondervan Publishing House, Ninth Printing, Michigan, 1974. Aqui está falando de outro grupo de falsos mestres que dizem que o domingo é o dia do Senhor.

ELWELL A. Walter. Enciclopédia Histórica Teológica da Igreja Cristã. Soc. Religiosa Edições Vida Nova, 1988. Religião vem da palavra latina “religionem” que significa originalmente “voltar” porém aplicado ao contexto cristão, passa a ter o significado de “religar”, ou seja, religar com Deus, mas isso quem fez de uma vez por todas foi Jesus, nos reconciliando na cruz; para ter essa reconciliação tem que se reconhecer pecador e aceitar a graça de Jesus! Ou seja, o que a teologia quer fazer através de grupos religiosos é o que Jesus já fez!

Septuaginta, Versão dos LXX, ou Alexandrina, é uma tradução do Antigo Testamento hebraico para o grego feita em Alexandria, a mando de Ptolomeu II (Filadelfo) (284-247 a.C.). Alguns livros não pertencentes ao cânon judaico foram incluídos nessa versão: (Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, I e II Macabeus, e acréscimos aos livros de Ester e Daniel). Jerônimo verteu para a Vulgata Latina, explicando que tais livros não pertenciam às Escrituras Sagradas judaicas. Mas o Concílio de Trento, em 1548, os anexou ao Antigo Testamento, classificando-os como “Deuterocanônicos”. Para os judeus, e para os evangélicos, porém, continuam sendo “apócrifos”, úteis apenas como subsídios ao estudo da história e da cultura judaica, mas sem a autoridade dos livros canônicos, inspirados por Deus. Mostrou um pouco de conhecimento, mas mesmo assim ensinaram “um monte” de heresias!

IUXTA VULGATAM VERSIONEM Robertus Weber, Editio Altera Emendata, Stuttgart,1975.

Primeira edição completa da Bíblia Católica. Lisboa, MDCCC XVIIII. Na Officina da Acad. R. das Sciencias com licença da Meza do Desembargo do paço e privilégio.

(Didaché Ton Apostollon). O Ensino dos Apóstolos, XIV. Libros Clie. Barcelona, Espanha. O ensino dos Apóstolos está nas Sagradas Escrituras, podemos ver tudo nas mesmas! Claro que podemos aprender com outras pessoas de dons espirituais diferentes, mas esse tal livro quer ensinar também que o domingo é o dia do Senhor, o que quer dizer que os escritores do mesmo, criaram um suposto novo ensino dos apóstolos, tipo algo não escrito nas Sagradas Escrituras; ou seja, falsas doutrinas!

R.N.Chaplin & J.M. Bentes. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. 1991, vol. 2, p.213. Achar que teremos entendimento e conhecimento com estudos de homens, e negar que para termos, esses, precisamos pedir ao Altíssimo, para realizar a vontade do Pai.

IGNÁCIO. (Pros tous magnesiai). Aos magnesianos IX.

Evangelios Apócrifos. Vol. 1, p.323-5. Hyspamérica ediciones S.A.Santiago, 12. 28013 Madrid, 1985. Eles têm até outros supostos evangelhos que comentam, ou seja, que ensinam ao invés dos evangelhos verdadeiros.

Epístola de Barnabé, 15. LIGHTFOOT, J. B. Los Padres Apostólicos, p. 299-301- Libros Clie. Barcelona, Espanha. Essa tal epístola é dos evangelhos apócrifos, livros feitos pelos falsos mestres para embasarem as falsas doutrinas, esse por exemplo diz; De fato...................Não suporto vossas neomênias e vossos sábados. Epistola de Barnabé. Epigrafe "os sacrifícios"

Para fazer com que os fieis não guardem o sábado; dando espaço para o domingo.

R.N.Chaplin & J.M. Bentes. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. 1991, vol. 2, p. 214. Só faltava essa aprender coisas espirituais com os materialistas filósofos.

Obs, o uso do texto foi autorizado, desde que citássemos a fonte, mas, contudo o que foi dito, citar a fonte é desnecessário, considerando que a situação foi desfavorável, a tal instituição, porém qualquer um pode achar e fonte que elaborou tal texto, copiando e colando uma parte do mesmo, no Google, dessa forma a fonte será exposta, é também dessa forma que estamos a divulgando a mesma; mesmo assim, ainda ressalto que a liberdade de religião e de opinião é considerada por muitos como um direito humano fundamental. Claro que a liberdade de religião inclui ainda a liberdade de não seguir qualquer religião, ou mesmo de não ter opinião alguma.

Mas enfim; A Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pelos 58 estados membros conjunto das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, no Palais de Chaillot em Paris, (França), definia a liberdade de religião e de opinião no seu artigo 18:

Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

A liberdade de religião, enquanto conceito legal, ainda que esteja relacionada com a tolerância religiosa, não é idêntica a esta - baseando-se essencialmente na separação da Igreja do Estado, ou laicismo, sendo a laicidade (laïcité, no original), o estado secular que se pretende alcançar.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, jovem antes de tudo te aconselho a ser humilde, assim serás agradável ao Senhor. Vamos lá: A bíblia está dividida em sete tempos, chamados dispensações, citarei apenas duas, a da Lei e a da Graça: Nosso amado Senhor Jesus, veio no tempo da Lei para cumprir a lei, mas anunciou que viria um tempo em que os verdadeiros adoradores adorariam em espirito e em verdade, de fato veio, pois esse tempo se iniciou no dia de pentecostes, abrindo o tempo da Dispensação da Graça, tempo, no qual para ser salvo basta aceitar Nosso amado Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, pois Ele é o sacrifício único e suficiente, após isso para falar com Deus não é mais necessário ir ao sacerdote ou ao templo, quanto as leis elas passaram a estar em nossas corações, o que inclui o sábado. Na antiga dispensação que é a da Lei, havia condenações para quem descumprisse qualquer uma das leis, mas na graça nenhuma condenação há para quem está em Cristo Jesus, ou seja, as leis continuam e as condenações descritas no texto sagrado foram eliminadas, mas caso você mate, roube ou adultere obviamente haverá consequência aqui entre os homens, no lado espiritual por estar na graça não será desligado de Deus. Se cometeres tais pecados mostrará falta de amor para com o próximo, já no caso do sábado mostrará que não ama a Deus, pois como você sabe as dez leis se resume em amar a Deus e amar ao próximo, veja: Em relação a Deus, 1º “Não terás outros deuses diante de mim.”, 2º “Não farás para ti imagem esculpida, 3º “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, 4º “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. (...)
      Não se santifica o sábado pelo próximo, mas sim por Deus, já as demais leis são em relação ao próximo.
      Te pergunto desde quando quem guarda o sábado está fora da graça? O que foi abolido foi a dispensação da Lei e não as leis divinas.
      O irmão disse que aqui no Brasil o sétimo dia é o domingo, pois saiba que você pode descansar no dia que quiser, mas só um dia foi abençoado e santificado por Deus e esse dia é o sábado. E para justiçar a troca do sábado pelo domingo, você disse que Deus não permitiria uma nação inteira, guardar o domingo, mas então também não deixaria a índia ser tão idolatra, você não acha? Oras amado você confundi VONTADE com PERMISSÃO, saiba que a vontade de Deus está escrita na bíblia ou então para sabe-la você pedi um sinal, e depois de sabe-la caso você venha a desprezá-la ai você cai na permissão Dele, que pode ser abençoada ou não e, além disso ainda tem a sua vontade, aquela que você decide o que quer e ora para Deus abençoar seus planos, em síntese fora da vontade de Deus nós decidimos e Ele pode abençoar ou não, portanto se todos querem ter o domingo como dia do Senhor, estão sobre a permissão de Deus, mas a vontade Dele é que o sábado seja respeitado, então se uma nação inteira guarda o domingo é por vontade dos homens que a compõe.


      Devido ao desrespeito seu texto não ficará mais no ar, logo mais será retirado, que Deus seja contigo.



      Excluir
    2. Irmão eu trabalho direto em varejo(supermercado) e senti que tinha algo errado sobre o sábado e em Ezequiel o Altíssimo me confirmou. Só que as minhas folgas é no meio da semana, e eles não dão folga aos sábados somente aos domingos...Pedindo eles não trocam de ruindade...Como vou fazer para guardar o sábado??? Estou triste

      Excluir