Festa Junina

Festa junina (tradição pagã)

A QUESTÃO DA IDOLATRIA

Idolatria, no grego “EIDOLOLATRIA” significa: “culto aos falsos deuses” ou “adoração de ídolos”. Esta adoração pode se referir a ídolos ou imagens propriamente ditas, ou então a tudo aquilo que porventura ocupe o lugar de Deus no coração do homem. Por que Deus abomina qualquer tipo de idolatria?

- Sl 115.4-7; 1 Co 8.4 - A Bíblia afirma que o ídolo em si é apenas um pedaço de madeira, pedra, etc., esculpido por mãos humanas, que nenhum poder tem em si mesmo.

- Êx 20.3-5; Is 42.8 - O nosso Deus não divide a sua Glória com ninguém.

- Ez 14.3,4 - Note que há ídolos que levantamos em nossos corações (ex: avareza: Cl 3.5). Precisamos identificá-los e renunciar a sua força em nós.

- Dt 18.9-12; Is 8.19,20 – O ato de comungar com pessoas que já morreram ou idolatrá-las está ligado à prática do espiritismo, magia negra, leitura de sorte, feitiçaria, bruxaria, etc. Segundo as escrituras, todas estas práticas envolvem submissão e culto aos demônios, e são abomináveis ao Senhor.

Dt 32.17; Sl 106.36; 1 Co 10.20,28 - Por traz de cada ídolo há demônios que estão agindo, os quais são seres sobrenaturais controlados pelo Diabo. Noutras palavras, o poder que age por detrás da idolatria é o dos demônios.

Ex: Alguns “santos” da Grande Prostituta e sua correlação( sincretismo ) com entidades espíritas:

- Iemanjá - Senhora Aparecida. Xangô - São Jerônimo.

- Oxossi - São Sebastião. Iorí - Cosme e Damião. Etc...

A CELEBRAÇÃO DE UMA TRADIÇÃO PAGÃ

Registros históricos declaram que no século sexto, missionários foram enviados para o norte da Europa para juntar pagãos ao grupo romano. Eles descobriram que o dia 24 de junho era muito popular entre esses povos, pois era quando ocorria o solstício de verão (solstício: época em que o sol afasta-se o máximo possível da linha do equador).

Procuraram, então, cristianizar este dia.

Na Bretanha (Inglaterra), antes da entrada do cristianismo, o 24 de junho era celebrado pelos druidas com fogos de artifícios em honra ao deus Baal. Quando este dia tornou-se dedicado a um santo da Grande Prostituta, os fogos sagrados também foram adotados e tornaram-se “as fogueiras comemorativa do mesmo. É mais uma festa pagã no meio cristão.

Ainda hoje o dia 24 de junho é largamente celebrado na Escandinávia, na Alemanha e na Finlândia com fogueiras pagãs. A história relata que até o século passado os camponeses da Finlândia praticavam encantamentos mágicos durante o solstício de verão, a fim de obterem maior fertilidade nos animais.

No Brasil as festas são realizadas em todo o país no mês de junho (daí o nome “juninas”, e culminam no dia de um santo). O principal ponto da festa, é a passagem pelas brasas, onde Satanás usa a muitos para contrariar a palavra de Deus, pois, está escrito:

(Provérbios 6,28)Andará alguém sobre brasas, sem que se queimem as plantas dos seus pés? Irmãos, como sabem, Satanás e arqui-enganador; ele faz de tudo para que os fieis; inocentemente traiam a Deus, pois, faz com que os mesmo passem por brasas sem queimar seus pés, isso contraria a palavra de Deus, que diz: se passar queimará! Os irmãos podem perguntar então como eles não queimam os pés? Simples! Pelo poder de nosso Amado Senhor Jesus Cristo; ele disse o que faria com que aqueles que não cressem na verdade: fez com que os mesmo cressem na mentira! Ou seja, não queimam seus pés, para crerem na mentira, já que esses rejeitaram a verdade. Notem: (2º Tessalonicenses 2:9a12) …..E por isso Deus lhes enviará a operação do erro para que creiam a mentira......

E por isso irmãos, que não podemos agir como ignorantes (Ingênuos, imprudentes, néscios) - Ef 6.2; Ef 5.15; 2 Co 2.11; Ef 4.27 Por isso quero lembrar aos irmãos que; se temos conhecimento de que algo é consagrado a ídolos devemos nos abster - 1 Co 10.27,28; 2 Co 6.14-17; Ef 5.11

E nada de serem participantes para agradar a ingenuidade das crianças, pois, temos a responsabilidade de ensiná-las a verdade. Dt 6.3-9; Pv 22.6

Nos afastemos de tudo que é dedicado ao maligno - 1 Co 10.23-33

Nenhum comentário:

Postar um comentário