Entendendo a guarda do sábado
Para entender a guarda do sábado, faz-se necessário saber que o mesmo já era lei, mesmo antes do estabelecimento da Lei mosaica; Êxodo 16:1A5 ...toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim...depois de sua saída da terra do Egito..... murmurou ....Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome...
Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, ...colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. Porém não poderiam colher no sábado, já que o Altíssimo declarou que o mesmo é o dia do descanso, sendo assim é uma lei, a ser obedecida! Por isso, foi permitido que colhessem o dobro na sexta feira; E acontecerá, no sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.
Tempos depois com o estabelecimento da antiga aliança surge também mais um sábado, ou período de descanso, porém a existência do mesmo é atrelado a algumas cerimônias; até a vinda de nosso Amado Senhor Jesus, os dois tipos de sábados estavam vigência, com uma determinada condenação pelo seu descumprimento. Depois da vinda de nosso Senhor, apenas um desses sábados continuou em vigência, porém com uma nova condenação.
Um dos sábados é chamado de “sábado do Senhor” e o outro de “sábado cerimonial (solenidades)”;
O sábado do Senhor se guarda do nascer ao nascer do sol, afinal um dia no calendário judaico, inicia-se ao nascer do sol, o que não exclui o sétimo dia! Havia antes de Jesus, as festa de celebrações (Solenidade) as quais tinham períodos de descansos, ou como dizem sábados (descanso) os quais, são diferente do período de descanso semanal ( sábado do Senhor), em outras palavras os sábados cerimoniais são diferentes dos sábados do Senhor, pois, os mesmos, poderiam cair numa segunda feira, mas mesmo assim seria chamado de sábado, pois “sábado” significa descanso, claro que esses sábados são específicos das solenidades que são as cerimônias especiais, que ocorre de ano em ano.
Sendo assim vamos chamar os sábados das cerimônias, de “sábado solene” e o sábado semanal comum, de “sábado do Senhor”.
Tanto os sábados solenes quanto o sábado do Senhor, eram guardado das 6 as 6, com exceções do sábado da cerimônia da expiação, e os sábados da cerimônia da páscoa; em outras palavras os sábado solene das cerimônias da expiação e da páscoa, eram guardados das 18 as 18. Em contra partida, todos os outros sábados das demais cerimônias solenes eram guardados das 6 as 6 que é do nascer ao nascer do sol.
Contudo ainda sim temos dois sábados;
O sábado do Senhor surge após seis dias de trabalho, seja em casa ou em serviço comum.
Como já sabem sábado significa descanso, por conta disso o sétimo dia chama-se sábado, afinal é o dia do descanso.
Note que diferentemente do sábado do Senhor o sábado solene, ocorre em decorrência das cerimônias solenes.
Ou seja, estão contidos apenas nas solenidades do Senhor; nas cerimônias da páscoa, das semanas (primícias), do festas das trombetas, expiação e festa dos tabernaculos, Leviticos 23:1ª37
Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do SENHOR, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades:
Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações.
Estas são as solenidades do SENHOR, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado:........
Páscoa (festa dos pães ázimos Lucas 21:1) ....No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde,..Festa dos pães ázimos do SENHOR; sete dias comereis pães ázimos. (1º sábado) No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis;.....(2º sábado) ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. Note que o inicio da comemoração da páscoa era a parti das 18 pois, geralmente o fim da tarde é nessa hora. As outras festas não citam à hora, pois era comum, que os descansos fossem das 6 as 6.
Festas das semanas (Primícias).. Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;
E ele moverá o molho perante o SENHOR, .....no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá....Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho ....sete semanas inteiras serão. Até ao dia seguinte ao (até aqui são 7 sábados) sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao SENHOR...Também com o pão oferecereis sete cordeiros sem defeito, ...dois carneiros; ....com a sua oferta de alimentos, e as suas libações, .....Também oferecereis um bode ....dois cordeiros de.. ....santos serão ao SENHOR para uso do sacerdote. E naquele mesmo dia apregoareis que tereis (8 sábado) santa convocação; nenhum trabalho servil fareis;
Festas das trombetas;...No mês sétimo, ao primeiro do mês, (1º sábado) tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação. Nenhum trabalho servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao SENHOR.
Expiação Mas aos dez dias (1º sábado) desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao SENHOR.....Também toda a alma, que naquele mesmo dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo..... Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado. Note que o sábado dessa celebração também não é contado como um dia normal e sim de uma tarde a outra, isto é, das 18 as 18 das 18 do dia 9 as 18 do dia 10. Essa é uma das exceções! O que é diferente do sábado do Senhor.
Festa dos tabernaculos... Aos quinze dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao SENHOR por sete dias. Ao primeiro dia (1º sábado) haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis. Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao oitavo dia (2º sábado) tereis santa convocação, e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; dia de proibição é, nenhum trabalho servil fareis.
Estas são as solenidades do SENHOR, que apregoareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR oferta queimada, holocausto e oferta de alimentos, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio;
Ou seja, as cerimônias citadas acima, tem seus dias de descanso ou como dizem sábados solenes. Toda essas cerimônias com seus descansos (sábados) solenes, teriam que ser guardadas além do sábado semanal, que é o sábado Senhor! Veja;
Além dos sábados do SENHOR, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias, que dareis ao SENHOR.
........Assim pronunciou Moisés as solenidades
Entendido isso, saiba que antes de Jesus tanto os sábados cerimoniais quanto os semanais, tinham penalidades pelo seu descumprimento;
Êxodo 31:13a18 ......... guardareis meus sábados ....eu sou o SENHOR, que vos santifica... guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada ........ o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR;......celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua..... será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo cessou de trabalhar e descansou.
Porém depois de Jesus as tais penalidades mudaram, pois, estamos na época da graça.
Para compreender o que foi dito acima faz se necessário entender um pouco sobre as leis estabelecidas na antiga aliança, as quais são resumidas em dez. Logicamente não mostraremos aqui como se chega a esse resumo, para não alongar mais ainda o texto. Esses dez mandamentos são resumidos em dois. Porém por enquanto vamos focar nas dez;
As mesmas são um padrão correto para o povo viver, esse padrão é estipulado por regras, as quais mostram como devemos agir ou não agir, essas leis foram elaboradas por Deus, conforme o seu próprio amor, isso quer dizer que são dez leis baseadas no amor, as quatro primeira no amor entre você e Deus e as outras seis baseada no amor entre você e seu próximo;
Êxodo 20:3ª17
(1º)Não terás outros deuses diante de mim....(2º) Não farás para ti imagem de escultura.......(3º)Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão....(4º) Lembra-te do dia do sábado, para o santificar....(5º)Honra a teu pai e a tua mãe......(6º)Não matarás......(7º)Não adulterarás......(8º)Não furtarás...(9º)Não dirás falso testemunho contra o teu próximo....(10º)Não cobiçarás a casa do teu próximo....
Vamos revê-las a modo de enxergar o amor, que é a essência da lei.
Percebam quem ama a Deus faz a sua vontade (1º) não terão outro deus, (2º) não fará imagem de escultura, (3º) não irá chamar o seu santo nome em vão, (4º) não irá deixar de santificar o sábado, que te foi dado para descanso é um presente de Deus a nós.
Agora percebam; quem ama ao próximo, (5º) não desonrará seu pai, pois é seu próximo também, assim idem não (6º) matarás, não (7º) adulterarás, (8º) não furtarás,..(9º) Não dirás falso testemunho com teu próximo, (10º) não cobiçarás.
Notaram que os dez se resumiram em dois, que aborda os mesmos citando o amor? Mateus 22:36ao40 .....(1º) Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento......(2º) Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Notou que temos que cumprir as leis, por amor?
Vamos abordar uma das leis da primeira parte da divisão acima, para entendermos porque, essa “uma” é um dos menores mandamentos, e também descobrir qual a condenação pelo seu descumprimento.
(1º) não terão outro deus, (2º) não fará imagem de escultura, (3º) não irá chamar o seu santo nome em vão, (4º) Não irá deixar de santificar o sábado, que te foi dado para descanso é um presente de Deus a nós.
Se descumprir qualquer uma dessas quatro leis, estará ofendendo apenas ao Altíssimo, o que exclui o próximo, por conta disso o sábado que está entre essas, é um dos menores mandamentos, em outras palavras, diferente da antiga aliança, o descumprimento da lei do sábado tem como penalidade “ser o menor do reino dos céus”. Mateus 5:19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Obvio que o versículo acima está dando um alerta aqueles que não guardam e ensinam a não guardar o sábado que é um dos menores mandamentos, é diferente daqueles que não guardam sem saber, que estão cometendo pecado, também diferente daqueles que não o guardam temporariamente por necessidade urgente.
Volto a frisar que na antiga aliança havia duras penalidades pelo descumprimento do sábado, tanto o solene quanto o sábado do Senhor, a condenação para o descumprimento de ambos, era a mesma, mas, com a vinda da nova aliança, realizando a consumação dos sábados cerimoniais, ficou só o sábado do Senhor, porém sua condenação mudou.
Na consumação das solenidades, obviamente também excluiu, o sábado solene da cerimônia de expiação, o qual era guardado das 18 as 18, isto é, de modo algum se deve guardar o sábado das 18 as 18! Guarda-se o sábado das 6 as 6, que é do nascer ao nascer do sol.
Nesse tempo propício a salvação pela graça, temos que santificar o sábado sim, porém sem as regras dos sábados cerimoniais, e sem a condenação que a antiga aliança estabelecera para o descumprimento, do mesmo.
Em outras palavras depois da ressurreição de Cristo não precisamos mas nos preocupar quando tivermos alguma necessidade urgente de trabalhar no sábado, pois, podemos fazer isso, sem nenhuma culpa, é por isso que nos referimos ao mesmo como sábado do Senhor do tempo da graça! Então como santificar o sábado? Em síntese todos devem evitar programar afazeres contando com o sábado e descansando o domingo, pois, assim estarão menosprezando o sábado, com isso pecando. Ou seja, marcar afazeres para o dia sábado, sendo que pode ser feito em qualquer outro dia, é pecado, porém se tiveres apenas o sábado e você precisa resolver, resolva!
(Mateus 12:1ª12) Naquele tempo, Jesus passou por uns......Vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Como ele entrou na casa de Deus, e eles comeram os pães oferecidos a Deus? Ora, nem para Davi, nem para os que estavam com ele, era permitido comer os pães reservados apenas aos sacerdotes....Pois eu digo a vocês: aqui está quem é maior do que o Templo. Se vocês tivessem compreendido o que significa: “Quero a misericórdia e não o sacrifício”, ......Portanto, o Filho do Homem é Senhor do sábado. ...Aí havia um homem com uma das mãos mirrada. E, para poderem acusar Jesus, os fariseus perguntaram:
É permitido fazer cura em dia de sábado? Jesus respondeu: Suponham que um de vocês tem uma só ovelha, e ela cai num buraco em dia de sábado. Será que ele não a pegaria e não a tiraria de lá? Ora, um homem vale muito mais do que uma ovelha! Logo, é permitido fazer uma boa ação em dia de sábado.
Tudo o que for de boa ação é permitido fazer no dia de sábado.
Há diversos casos, entre tais, há um em que: alguns que já trabalham de segunda a sexta e recebem proposta de trabalhar de segunda a sábado; ao aceitarem estarão entrando no jogo do Enganador, pois, o dia em que, os mesmos irão descansar será o domingo, isto é, substituição diabólica do sábado. Nesse caso trocar de emprego foi importante sim, porém mais importante ainda é obedecer a palavra do Altíssimo. Se puderes evitar, fique na santificação!
Outro exemplo; algum irmão está com necessidade financeira e recebe uma proposta para trabalhar no dia de sábado, nesse caso não é errado ele aceitar, pois, ele não tem culpa, devido à necessidade, contanto que, o mesmo, tenha em mente o plano de sair dessa empresa, assim que arrumar outro emprego de segunda a sexta, para prosseguir a santificação do sábado.
Concordo, irmao. Porem acredito que se os mandamentos sao baseados no amor deve haver um relachamento por parte de Deus em todos os mandamentos e nao apenas naquele que alguem imagine como seja o menor.
ResponderExcluirResolvi Guardar o sábado do Senhor e aconteceu algo sobrenatural
ResponderExcluirJá indo para 6 anos descobri através de um servo de Deus e Jesus Cristo o quanto eu era amada por Deus e Jesus, desta forma imediatamente me rendi aos pés de Jesus Cristo e fui batizada através de uma Igreja evangélica pentecostal.
Desde este dia sou feliz, amo a Deus a cada segundo da minha vida é tanto amor que recebo dele que muitas vezes tenho vontade de gritar mais gritar desesperadamente o nome dele para todos ouvirem.já a alguns anos depois da minha entrega a Deus e Jesus Crito, entrego nas ruas como doação de amor varias bíblias todos os dias antes de começar o meu trabalho em uma empresa.
Minha Igreja não tem estudo bíblico então eu querendo saber tudo de porque Deus me amava tanto procurei e ouvi falar que a Igreja Adventista do Sétimo dia tinha o melhor estudo bíblico do mundo e que mostrava as verdades direto da Propriá palavra de Deus texto e contexto apenas na bíblia sempre na bíblia e que era tudo sem cobrar nada, DVDs de estudos grátis pelo correio e que melhor ainda tinha um canal de televisão chamado novo tempo na net 184 que dava os ensinos 24 h interruptivos,era tudo o que eu queria .
Acabei encontrando todas as resposta e hoje depois de um ano de estudos sem sair de casa e sem pagar um centavo descobri toda a verdade da bíblia sagrada sem mascara ou maquiagem, porém, eu apenas não conseguia entender como eu uma pessoa que pensa em Deus 24 horas e o ama tanto a cada segundo deveria obedecer o quarto mandamento que foi escrito pelo próprio dedo de Deus para guardar o sábado e não o domingo, eu entendia que eu já o amava demais todos os dias não precisava de um dia para isso mais que ele já tinha de mim todos os dias.
A duas semanas, eu , creio que dirigida pelo Espirito Santo, resolvi que iria guardar um sábado para adoração a Deus, sem fazer nada do meu interesse e sim guardar o dia inteiro só fazendo coisas para Deus como ler a bíblia,ouvir louvores,evangelizar pelo Zap, ver vídeos bíblicos, orar a Deus conversando com ele o dia inteiro pois aquele dia seria somente para ele.
Foi a maior experiencia que tive nestes quase 6 anos que o conheci, comecei a guarda do sábado para o Senhor, eu orei pela manha,comecei a evangelizar pelo Zap, li a bíblia escolhi Ezequiel e depois de 4 ou 5 horas me guardando percebi em mim uma grande alegria desde a hora que eu havia acordado pela manha e percebi que eu não lembrei de meu trabalho na empresa, não lembrei dos meu problemas,parecia que eu não estava aqui na terra eu senti que algo estava me protegendo de tudo na realidade a minha mente só pensava em Deus e Jesus,eu realmente estava com a minha mente limpa de tudo eu me sentia alegre , descansada de tudo do mundo, chorava muito quando percebi que a guarda do sábado não era para Deus e sim era Deus e Jesus Cristo que estavam me guardando, me cuidando com muito amor e carinho pois chorava porque sentia me em outra dimensão, não sou louca e nunca deixei de amar a Deus eu nunca havia recebido esta benção de esquecer de tudo do meu mundo circular. Foi uma experiencia incrível, então descobri que Deus só havia detalhado tanto com seu próprio dedo no quarto mandamento textualizando mais neste mandamento do que nos outros nove porque ele queria realmente que nos os filhos dele entendesse que este mandamento foi criado para que ele pudesse cuidar de nos, colocando- nos no seu colo pois eu senti a verdadeira comunhão com a Trindade algo maravilhoso aconteceu, hoje já estou na guarda do meu segundo sábado e passei a semana toda me preparando, eu contei as horas para chegar na sexta feira no por do sol 7:27 H, agora estou compartilhando este testemunho porque Deus me tocou muito.
Buscai primeiro o reino dos Céus e outras coisas, vos serao acrescentada.
A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.
Deus é a lei e o legislador do Universo
Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!
Que a Paz e a Graça do Senhor Jesus Cristo permaneça em sua vida para sempre,Ámen, Ámen e Ámen.
Graca e paz irma. queremos agradecer seu comentario,pois vemos que es uma irma temente a Deus,e quer fazer a sua vontade.antes de mais nada queremos dizer que nao pertencemos a nenhuma denonimacao pois somos um ministerio independente,e nosso foco e alertar os irmaos sobre as idolatrias heresias e paganismos em geral que foram introduzidos no meio cristao.sentimos desaponta-la,a respeito da ijreja adventista do setimo dia,quando voce diz ser a melhor ijreja para ministrar os ensinamentos da palavra de Deus.mas acontece que nao e bem assim,pois nela ha algumas heresias proveniente da grande prostituta ex:trindade natal batismos errado ano novo e outros.para maior explicacoes a respeito dessas
ResponderExcluirheresias, acesse nossos textos no lado direito da tela. a paz do senhor jesus seja contigo amem.